BUSCA POR MATÉRIAS

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

GUARDA MUNICIPAL EM BAURU

Reunião no Legislativo apresenta orientação sobre Guarda Municipal

O superintendente da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), João Martini Netto, demonstrou ontem, no Palácio das Cerejeiras, em Bauru, como funciona o trabalho da entidade na capacitação e formação de guardas municipais.

A escola técnica profissionalizante é responsável pelos cursos de formação e aperfeiçoamento de 1.400 guardas municipais de 19 cidades paulistas, com recursos de convênios estabelecidos pelos governos estadual e federal. A reunião foi convocada pelo vereador Fabiano Mariano (PDT), e contou com a presença da vice-prefeita Estela Almagro (PT), dos parlamentares Moisés Rossi (PPS), Chiara Ranieri (DEM), Roque Ferreira (PT) e Paulo Eduardo de Souza (PSB), do delegado Marcio José Alves, do tenente-coronel Benedito Roberto Meira, comandante do 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPMI) e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

De acordo com Mariano, o superintendente fez uma simulação de uma eventual parceria entre a fundação e a Prefeitura de Bauru para implantação e treinamento dos membros da Guarda Municipal. “A administração municipal teria uma contrapartida de 20% dos custos. O restante seria pago pela fundação, por meio de captação de recursos. Essa possibilidade é real porque existe verba no Ministério da Justiça- Segurança Pública.

Mas essa é uma questão que tem de ser mais discutida na cidade.”Estela Almagro comprometeu-se a repassar as informações ao prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) para posteriores discussões sobre o tema. Como proposta para a proteção do patrimônio público de Bauru, o vereador pedetista entregou, há 15 dias, ao chefe do Executivo levantamento de custos para implantação da Guarda Municipal na cidade com 100 homens. De acordo com o estudo, que contou com ajuda do tenente da reserva da Política Militar (PM), José Luiz Firmino Neto, a manutenção do efetivo custaria cerca de R$ 300 mil por mês aos cofres públicos, com encargos. Os cálculos foram encaminhados à Secretaria Municipal de Administração para análise.



2 comentários:

  1. eu particularmente acredito que a implantação da guarda municipal nâo é sò importante mas fundamental para o desenvolvimento dos futuros cidadãos dasta cidade,auxiliando na prevenções e na educação sobre eventuais delitos cometido por moradores ou qualquer tipo de pessoa por falta de conciencia e até mesmo orientação de alguém devidamente capacitado...

    seg.maciel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olha o prefeito rodrigo foi omisso quando disse que registrou em cartório os seus progetos e promessas de governo e nela estava a gcm de bauru que nunca aconteceu , senhor rodrigo para com esse negocio de ficar sentindo a pressão por parte dos pms ok e cumpra de verdade a criação da gcm armados e com poder para que poçam trabalhar e se defender ao msm tempo

    ResponderExcluir