BUSCA POR MATÉRIAS

terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeita participa da abertura da conferência preparatória rumo à 1ª Conseg Nacional

Ribeirão Preto, 27 de Maio de 2009
Prefeita participa da abertura da conferência preparatória rumo à 1ª Conseg NacionalCerca de 950 pessoas compareceram no primeiro dia de conferência realizado em parceria pelas Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal com a proposta de elaborar uma melhor política de segurança pública

A prefeita Dárcy Vera participou nesta terça-feira, dia 26, da abertura da Conferência preparatória das etapas municipal e regional rumo à 1ª Conseg - Conferência Nacional de Segurança Pública -, que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília, Distrito Federal. Realizada em parceria pelas Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, a conferência continua nesta quarta-feira, dia 27, nas Faculdades COC, na rua Abrão Issa Hallach, 980, no bairro Ribeirânia.

Sediado em Ribeirão Preto, o evento reuniu cerca de 950 participantes de 93 municípios de toda a região, envolvendo representantes da Polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Municipal, poder Judiciário, Ministério Público, Exército, Agentes Penitenciários, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal, trabalhadores civis, entre outros segmentos envolvidos com segurança pública. A conferência tem como proposta a elaboração de uma nova política de segurança pública com a participação dos municípios, dos trabalhadores do setor, e da sociedade civil, visando democratizar as ações.

Prefeita falando da importância da elaboração de novas políticas públicas para serem aplicadas no país
A prefeita Dárcy Vera, na oportunidade, ressaltou a dimensão, relevância e peso do evento. “É importante que os representantes dos segmentos aqui presentes reconheçam o valor desta conferência porque esta é uma forma de diagnosticar a realidade da população da nossa região acerca da segurança pública, elaborando diretrizes que possam contribuir na melhoria de políticas públicas neste setor”.

Dárcy Vera disse ainda que as conferências, ao mesmo tempo em que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci, agregam valor e criam instâncias políticas que combinam ações do Estado, do município e do Governo Federal.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal e coordenador do evento, explicou que este processo é amplo e envolve uma série de etapas e ações que possibilitam a qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional, em Brasília. Segundo ele, serão elaboradas propostas de trabalhadores da área de segurança pública (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais, Agentes Penitenciários), sociedade civil e poder público), que vão definir, juntos, os sete princípios para a política nacional de segurança pública e as 21 diretrizes para cada um dos eixos temáticos da Conferência.

Os trabalhos dos dias 26 e 27 se concentram nos seguintes eixos: Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança; Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; Diretrizes para o sistema penitenciário e Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Tavares explicou que nesta conferênciatambém serão eleitos os guardas municipais que representarão o município na etapa estadual e ainda o membro da sociedade civil que irá direto para a etapa nacional.

Serviço:1ª Conferência Nacional de Segurança PúblicaEtapa Municipal e Regional – Ribeirão Preto / SPData: 26 e 27 de maio de 2009Horário: das 8h às 17hLocal: Faculdades COC, rua Abrão Issa Hallach, 980 – Ribeirânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário