BUSCA POR MATÉRIAS

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comando Próprio, 160 horas mensal, Área de Lazer, Contratação dos GCMs, uma conquista dos Guardas, uma vitória da AGCMRP.

Comando Próprio, 160 horas mensal, Área de Lazer, Contratação dos GCMs, uma conquista dos Guardas, uma vitória da AGCMRP.

Veja o que queremos ainda realizar
Foram mais de 15 anos de comando militar, para que a GCM tivesse um comando civil e principalmente Próprio, todos fazem parte desta vitória, pois quantas não foram nossas reivindicações e fechamento de Base para que fosse trocado o comando, quantos Guardas não foram perseguidos e punidos por reivindicar as mudanças sonhadas e hoje conseguimos, mas sabemos que falta muito para conquistarmos todas as nossas reivindicações.

Desde o ano passado os Guardas trabalham 160 horas mensais, foi uma conquista da Associação com o anterior comando e principalmente cobrando para que este que entrou continuasse a cumprir o acordo, antes os Guardas trabalhavam em torno de 23 dias e não recebiam a diferença, hoje tudo que ultrapassar 20 dias é contado como hora 100%. As melhorias de seguranças nas unidades de saúde com a manutenção de dois GCMs, a confecção mensal das escalas e a revisão e manutenção programada das VTRs também foram conquistas.

Após 7 anos conseguimos que a Prefeita autorizasse a contratação de 39 GCM, em primeiro plano parece pouco mas se em todos os anos que passaram tivesse havido as contratações hoje a Guarda estaria com efeito no mínido do dobro do atual. Por este motivo vamos continuar, estamos convencendo a Prefeita de enviar o projeto do RET para aprovação na Câmara, que poderá render no decorrer dos próximos anos até 100% do salário base, mas não para ai, estamos reivindicando mais contratações, a conclusão do plano de carreira, a compra de mais viaturas e equipamentos de proteção individual e coletiva, a construção da Sede da GCM, e o pagamento das licenças prêmios vencidas. Em nível Estadual e Nacional participamos da Conferência Nacional de Segurança Pública, onde conseguimos em conjunto com a Sociedade Civil e a Polícia Civil aprovar as reivindicações dos Guardas Civis do Brasil e encaminhamos e-mails e ofícios a todos os parlamentares, cobrando a votação de imediato da PEC 534/2002 que regulamenta as funções das Guardas e do PLP 330/2006 que regulamenta a aposentadoria especial para Servidores Profissionais da Área de Segurança Pública.
Pela Associação vamos continuar a fazer as melhorias na nossa área de lazer, para que possamos curtir um pouco da vida com nossos amigos e famílias. Mas a Associação também é esporte, por este motivo investimos na realização de campeonatos, apoio as confraternizações dos (as) Guardas, ajudando comprando matérias esportivas para participarmos da OLIMSERP. O mês de outubro também foi será recheado de eventos e comemorações ao dia dos Guardas e dos Servidores e teve como seu maior ponto o Baile realizado no dia 10 de Outubro no Ipanema Clube que contou com a participação de mais de Trezentas pessoas entre Guardas, amigos e familiares e como tinha que ser a animação ficou por conta da Renomada Banda Grupo Nós.
Finalizando quero novamente reiterar os nossos compromissos com a nossa categoria e convidar aos que ainda não foram na área de lazer que reserve um dia para desfrutar de um descanso merecido com sua família e amigos e como aqui nada é escondido informamos que a eleição da entidade acontecerá no final de Janeiro e o edital vai ser publicado na primeira quinzena de dezembro e todos os associados estão convidados a votar e ser votado, pois acreditamos que só realmente venceremos quando no mundo, a ética, a honestidade e principalmente a democracia forem respeitadas como maneira absoluta de respeito ao povo e a cidadania.

Pelo Servidor Sempre! Saudações em Azul Marinho!

Alexandre Pastova
Presidente em exercício da AGCMRP.


Abaixo documento enviado pelo Superintendente da Guarda sobre os trabalhos realizados pelos nossos companheiros e companheiras Guardas Civis Municipais e por isto estamos publicando em boletim.

REALIZAÇÕES DA GCM ATÉ AGOSTO DE 2009
Transcorridos apenas 8 meses e 18 dias da atual Administração fiz uma reflexão sobre os acontecimentos e os avanços que temos conseguido. Vejam abaixo uma síntese das realizações da Guarda Civil Municipal (GCM-RP) nesse início de governo, graças também ao apoio de todas as instituições de defesa dos Guardas:

- COMANDO PRÓPRIO
Hoje não só temos um guarda de carreira no comando da GCM, como também temos guardas de carreira na Diretoria Operacional, Diretoria Administrativa, Chefia Operacional e Chefia de Treinamento e Habilitação.
A solicitação de comando próprio é muito antiga, vários governantes até prometeram durante a eleição, mas nunca cumpriam depois de eleitos. A Prefeita Dárcy Vera honrou sua promessa de campanha e realizou o sonho da categoria.

- QUALIFICAÇÃO DOS GCM´s
Por iniciativa pessoal da prefeita Dárcy Vera todo o efetivo da GCM está recebendo orientação de altíssimo nível. O curso realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo é reconhecido como um dos melhores do país e com uma peculiaridade, pela primeira vez os GCM´s estão tendo na instrução de armamento e tiro a oportunidade de efetuarem 120 (cento e vinte) disparos, quantidade esta superior até mesmo aos que foram efetuados nos cursos de formação.
A atual Administração se preocupa com o investimento no ser humano e por isso uma das primeiras providências foi investir na qualificação do profissional GCM, o que certamente resulta em melhores serviços à população.

- CONTRATAÇÃO DE GCM´s
Depois de mais de 7 (sete) anos de espera, finalmente a contratação de GCM´s acontecerá. Ontem, 18 de setembro de 2009, a Prefeita Dárcy Vera autorizou a chamada dos 39 candidatos aprovados para conclusão do concurso em andamento e efetuação das contratações.

Nos últimos anos a GCM perdeu cerca de 40 profissionais, por diversos motivos (aposentadoria, óbito etc) sem que ocorresse a devida substituição. Com isso o atendimento a população foi prejudicado, pois enquanto a cidade crescia o efetivo da GCM diminuía.

Não podemos esquecer que a última contratação em 2002 foi de apenas 21 GCM e a penúltima em 1997 de apenas 17 GCMF´s. Hoje, transcorridos somente 8 meses e dezoito dias da atual Administração a Prefeita Dárcy Vera autorizou a contratação de 39 (trinta e nove) GCM´s.

- GCM´S NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Antes a Comissão de Licitação era restrita a poucos e não se comentava o assunto com os GCM´s. Hoje temos GCM´s do operacional participando e podendo colaborar e fiscalizar para a lisura dos procedimentos licitatórios.

- PATRULHAMENTO CICLÍSTICO
Em março de 2009 implantamos o patrulhamento ciclístico na área central, o que tem gerado excelentes retornos e muitos elogios dos comerciantes e população que realizam suas compras no centro da cidade. Este tipo de serviço consagra a filosofia do patrulhamento comunitário e aproxima a GCM da população.

- PATRULHAMENTO MOTOCICLÍSTICO
Neste 2º semestre providenciamos o conserto das motos, mudamos a plotagem para azul marinho e voltamos a ter o patrulhamento motociclístico. Este tipo de serviço significa que os GCM´s podem contar com um apoio mais rápido e também é o veículo ideal para combater os furtos cometidos por adolescentes em bicicletas, que tem atemorizado a região central e oeste da cidade.

- PROJETOS NAS ESCOLAS
No 1º semestre de 2009 os projetos da GCM ampliaram o nº de crianças atendidas:
Educando para a Vida: 950 crianças
Anjos da Guarda : + de 3.300 crianças
Amigos da Natureza: 816 crianças

Desta forma, a GCM tem contribuído para a formação de cidadãos de caráter e para o futuro de nossas crianças, orientando-as para o perigo das drogas, a importância dos estudos, o respeito aos mais idosos, a solução pacífica de conflitos, o respeito ao meio ambiente, a educação no trânsito etc.

- PRISÕES EM FLAGRANTE
A GCM aumentou o nº de prisões em flagrante em 2009. Para se ter uma idéia, em 2008, de janeiro a dezembro foram efetuadas 11 (onze) prisões em flagrante; em 2009, de janeiro a agosto a GCM efetuou 14 (quatorze) prisões em flagrantes. Em pouco mais da metade do tempo realizou-se 3 (três) prisões a mais em relação ao ano anterior. Estes resultados é fruto de um trabalho sério e da dedicação dos GCM’s.

- INFOSEG
Este é o Sistema de Informações mais moderno do país, que garante, entre outras coisas, o acesso às placas de veículos e fichas criminais. O convênio em parceria com o Ministério da Justiça já foi assinado pela Prefeita Municipal Dárcy Vera e estamos aguardando o envio dos equipamentos, que também são fornecidos pelo governo federal, sem qualquer ônus à Administração Municipal.

- 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (CONSEG)
Guardas Civis na CONSEG etapa estadual em São Paulo

A GCM coordenou a etapa municipal de Ribeirão Preto da 1ª CONSEG, que foi sucesso absoluto tendo sido a maior do Estado de São Paulo com mais de mil participantes. Ribeirão Preto esteve presente em todas as etapas (municipal, regional, estadual e nacional) e por escolha da Prefeita Darcy Vera o Superintendente GCM André Tavares foi o representante do poder público municipal na etapa nacional em Brasília e o GCM Pastova o representante dos Trabalhadores, oportunidade em que foram aprovados princípios e diretrizes de extrema importância para o desenvolvimento da instituição GCM.

REINTEGRAÇÕES DE POSSE
Neste primeiro semestre a GCM participou de 5 (cinco) reintegrações de posse, com atuação brilhante dos guardas civis municipais, que garantiram o cumprimento da ordem judicial sem que ocorresse qualquer ato de violência.

1- Reintegração de área na Av. dos Andradas;
2- Reintegração de área na Av. Cásper Líbero;
3- Reintegração de área na Via Norte
4- Reintegração de área no Jd Aeroporto;
5- Reintegração de área na Barragem de santa Tereza.

DEFESA CIVIL
A GCM, representando a Defesa Civil do Município, em 2009 já atuou efetivamente em 4 casos de enchentes e 2 Vendavais (Portal dos Ipês e Bonfim Paulista), prestando auxílio a população.

MANIFESTAÇÕES NO PALÁCIO DO RIO BRANCO
A GCM atuou em manifestações em frente à Prefeitura e de maneira ordeira e sem violência garantiu a preservação do patrimônio público e contribui para a solução pacífica do conflito.

CONCLUSÃO
Embora tenha transcorrido apenas 8 meses e 18 dias deste governo, verifica-se que obtivemos avanços muito importantes para o crescimento da Instituição GCM e melhoria no atendimento à população. É sabido que ainda resta muito por fazer, mas devemos ter em mente que estamos apenas no início e que somente com a união de TODOS é que será possível a consagração de todos os nossos anseios.

Amigo(a) GCM(f), hoje temos uma Prefeita que acredita em nosso potencial e reconhece a importância da GCM para a sociedade e por isso ela tem investido na corporação. Diante disto, conclamo a todos os GCM´s para que os excelentes serviços prestados a população pela instituição sejam aperfeiçoados a cada dia, pois é do reconhecimento de nossa importância e qualidade de nossos serviços que alicerçaremos as solicitações essências para a categoria, tais como, plano de carreira, pagamento de gratificações, regulamentação da carga horária etc.

Por fim, agradeço o apoio que tenho recebido de todos os GCM(F)´s.
Envie suas críticas, sugestões e acompanhe a agenda do superintendente acessando o link abaixo:
http://twitter.com/GCMAndreTavares

Saudações
GCM André Luiz Tavares
Superintendente
Guarda Civil Municipal-RP

Um comentário:

  1. gostaria muito de receber noticias de vcs parabéns pelo trabalho maravilhoso que vcs fazem um abraço wilson presidente da associação dos guardas municipais mogi e região do alto tietê telefone (011)67248465)emal addgmmcm@hotmail.com orkut guardas municipal mogi e regiaõ

    ResponderExcluir