BUSCA POR MATÉRIAS

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Boletim informativo dos GCMs de Ribeirão Preto e do Brasil

NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
RIBEIRÃO PRETO/SP
BOLETIM INFORMATIVO GCM-RP 09/2010


1- INTEGRAÇÃO: GCM de Ribeirão Preto e GCM de Pitangueiras

Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto promove
estágio para oito Guardas de PitangueirasGuardas municipais de Pitangueiras durante estágio com a Guarda Civil de Ribeirão Preto. Intercâmbio promove a troca de experiências e conhecimentos

A Guarda Civil de Ribeirão Preto promoveu nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, um dia de estágio para oito Guardas Civis Municipais da cidade de Pitangueiras. Os guardas, pertencentes ao curso de formação da GCM de Pitangueiras, puderam conhecer a metodologia de trabalho adotada no município de Ribeirão Preto. Além disso, os oito guardas ainda participaram de atividades diárias da corporação e inclusive foram distribuídos junto às equipes de viaturas que percorreram os principais pontos de patrulhamento no município.
O trabalho realizado pela Guarda Civil de Ribeirão Preto vem sendo exemplo em toda a região, pela eficiência, qualidade e comprometimento com a defesa do patrimônio público e segurança da população. As ações que diferenciam o cotidiano da GCM recebem a apoio do Governo Municipal. Entre elas destacam-se: a ampliação do efetivo da corporação com novas contratações, aquisição de quatro novas viaturas, realização de projetos junto às unidades escolares, capacitações, implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população, reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico, implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS), implantação do sistema Infoseg, entre outros.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM), a troca de experiências e conhecimentos é uma realidade entre as GCMs do interior de São Paulo e tem sido estimulada nas reuniões bimestrais de Comandantes de Guardas Civis Municipais, que se iniciaram em Ribeirão Preto, no mês de fevereiro de 2010 e se estendem a outros municípios. “É gratificante poder colaborar com os parceiros de Pitangueiras, que integram a GCM, e também ajudar no aperfeiçoamento profissional dos mesmos, inclusive com aulas que tenho tido a oportunidade de ministrar, orientando os participantes para a execução de serviços que impliquem em melhor qualidade de vida da população dos municípios da região", destaca André Tavares.
No cronograma de atividades realizadas pelos guardas de Pitangueiras constaram: apresentação da Base GCM e metodologia de trabalho teórica e prática utilizada em Ribeirão Preto; estágio operacional nas viaturas e acompanhamento da aula do Projeto Educando para a Vida, que orienta os alunos da rede municipal de ensino para a prevenção ao uso de drogas e noções de cidadania.

Comandante GCM André Tavares

ministrando aula de Direito Constitucional


2- GCM DE RIBEIRÃO PRETO RECEBEU 4 NOVAS VIATURAS

Prefeita entrega quatro novas viaturas para Guarda Civil Municipal e destaca a importância do patrulhamento ostensivo para a cidade
Veículos vão reforçar o patrulhamento da corporação
que agora conta com mais duas Blazer e dois Gols 0 km.
Viaturas foram adquiridas com recursos municipais

Fotos: Tiago Morgan

Depois de vários anos sem adquirir um único veículo, com verba 100% municipal, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 28 de outubro, as chaves de quatros novos veículos para a Guarda Civil Municipal. Os veículos, duas Blazer e dois Gols 0 Km, adquiridos com recursos municipais no valor total de R$ 217.194,00 vão ampliar a frota da corporação (que hoje conta com 17 viaturas e nove motos), e também reforçar o patrulhamento dos prédios públicos, como escolas, praças, secretarias municipais, criando um maior vínculo com a comunidade para manutenção da paz social.
Durante discurso, a prefeita Dárcy Vera cumprimentou todos os servidores e os parabenizou por dedicarem seus dias pelo desenvolvimento da cidade. A prefeita ainda destacou a importância das novas aquisições de viaturas para a Guarda Municipal em função do eficiente trabalho que a corporação executa junto à comunidade. “As viaturas vão melhorar, qualificar e dar respaldo às ações diárias da Guarda, resultando em agilidade no patrulhamento”, disse a prefeita.

Prefeita destaca que viaturas vão melhorar, qualificar e agilizar às ações diárias da Guarda

André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, agradeceu a prefeita Dárcy Vera por esta grande conquista e ressaltou que o atual governo vem sendo um exemplo de parceria para a Guarda. “Nunca recebemos tantos investimentos e reconhecimento como no atual governo. Além das viaturas, tivemos a contratação de 42 guardas somente em 2010, fato que não acontecia há oito anos. Também estamos adquirindo novos uniformes e equipamentos, capacitando guardas, entre outros muitos benefícios”, explicou André Tavares.
Prefeita Dárcy Vera entrega a chave de uma das quatro viaturas adquiridas para a Guarda Civil Municipal

O vice-prefeito Marinho Sampaio ainda destacou a breve inauguração da I Base da Guarda Civil Municipal, no Distrito de Bonfim Paulista, investimento que representa mais um compromisso da prefeita Dárcy Vera e que se estenderá a outros bairros de Ribeirão Preto.
A seriedade do trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal vem ganhando popularidade e reconhecimento em Ribeirão Preto e região, tornando a mesma modelo entre os municípios vizinhos. “Efetivamente a população está reconhecendo o papel da Guarda Civil Municipal, que vem sendo o braço direito da comunidade”, disse a prefeita.
Vice-prefeito Marinho Sampaio ressalta que novas viaturas reforçará a frota da Guarda Civil Municipal

Também participaram da solenidade, o delegado de Polícia João Osinski; o vereador Marcelo Palinkas; o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque; o secretário municipal de Esportes, Edmilson Dezordo; e vários integrantes da Guarda Civil Municipal.

3- Monte Azul Paulista sedia 5ª Reunião Regional entre Comandantes de Guardas Civis Municipais

Evento une comandos dos municípios da região visando à criação de ações conjuntas para que as corporações ganhem força, visibilidade e organização.

Plenário da Câmara Municipal de Monte Azul Paulista
Monte Azul Paulista foi, nesta terça-feira, o quinto município, depois de Ribeirão Preto, Monte Alto, Bebedouro e Guairá, a sediar a 5ª Reunião Regional de Comandantes das Guardas Civis Municipais.
Realizado na Câmara Municipal “Palácio 8 de Março” – localizada na Rua Cel. João Manoel nº 90, em Monte Azul Paulista, o encontro reuniu representantes de diversos municípios vizinhos e cerca de 80 participantes. Ribeirão Preto foi representado por André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal; Jefferson Matiello, Chefe de Treinamento e Marcos Eduardo Barbosa, GCM 1ª classe. Participaram do encontro representantes das Guardas Civis dos municípios de Ribeirão Preto, Bebedouro, Guaíra, Catanduva, Araraquara, Campinas, Itapevi, Cajobi, São Sebastião, Paulínea, Vinhedo, Leme, Ibaté, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Santa Cruz das Palmeiras, Serrana, Sertãozinho, entre outros. Entre os temas abordados destacaram-se a apresentação de Projeto de Monitoramento Eletrônico de Municípios; Aposentadoria Especial para GCMs; Festividades do Dia do GCM no mês de outubro; Torneio Regional de Futebol; Gratificações recebidas por GCMs em diversos municípios; Curso de Formação de GCMs; Padronizaçao de Brasões em Viaturas das GCMs; Corregedoria GCM – criação e função; Análise e aprovação do Estatuto do Conselho ou Associação dos GCMs do Interior de São Paulo. O evento reforçou a integração e trocas de experiências entre os comandos, além de buscar parcerias para maior capacitação dos efetivos e orientações diversificadas. André Luiz Tavarez, superintendente da Guarda Civil Municipal, explica que esta 5ª reunião confirma a busca de melhorias pela categoria, por meio de troca de experiências entre os participantes.
Confraternização da Família Azul Marinho

4- Prefeitura de Ribeirão Preto contrata 19 novos Guardas Civis Municipais

Empossados iniciam, a partir desta segunda, 13 de setembro de 2010, curso de formação, que tem duração de três meses

Guarda Municipal ganha 19 novos profissionais que passam a integrar a corporação

A prefeita Dárcy Vera participou na manhã desta segunda-feira, dia 13 de setembro, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), da posse de 19 novos profissionais. Além da contratação, os novos integrantes da corporação também deram início ao curso de formação, que tem duração de três meses, com aulas ministradas por professores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo.Os 19 guardas municipais foram aprovados em concurso público realizado em novembro de 2007 e já passaram pelo teste de aptidão física, exame psicológico e médico no mês de fevereiro.

Prefeita Dárcy Vera dá boas vindas aos novos guardas civis municipais

A prefeita que saudou pessoalmente todos os novos integrantes da Guarda, destacou também o quanto o trabalho da GCM vem recebendo reconhecimento de outros municípios. “Hoje a GCM é exemplo e modelo regional para outras cidades que até solicitam dos nossos profissionais cursos e orientações em seus municípios”, completou a prefeita que anuncioua breve inauguração da primeira base da Guarda Civil Municipal em Bonfim Paulista. “Nossa meta é dividir a Guarda em distritais para a efetivação de um melhor trabalho em comunidade, com cidadania”, destacou.

Ao lado da prefeita Dárcy Vera, alunos assinam o termo de posse do cargo

Laerte Carlos Augusto, presidente do Sindicato dos Servidores, observou o quanto a prefeita tem sido sensível nos investimentos trazidos à Guarda Municipal e também saudou os novos membros que passam a ser servidores municipais.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal destaca as ações já realizadas pela corporação e o apoio que recebe da atual administração

19 novos Guardas Municipais iniciaram o curso de formação com duração de três meses - O processo de contratação ocorre no mesmo dia em que se inicia o curso de formação dos novos guardas, que tem duração de três meses. Realizado na sede da Guarda Civil Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o curso é ministrado pela Academia de Polícia do Estado de São Paulo.
O evento contou ainda com as presenças do vice-prefeito marinho Sampaio, de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tiro de Guerra, da 5ª CSM, da Polícia Federal, da Delegacia Regional de Polícia Civil, da Delegacia Seccional de Polícia Civil, do Núcleo de Ensino Acadepol, do Comandante do 3º BPM-I, do Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros; do 51º BPM-I, do Comandante do 51º BPM-I, do secretariado municipal; do Sindicato dos Servidores Municipais, da Associação da GCM-RP, e dos veredores André Luiz, Alessandro Maracá, Oliveira Júnior e Samuel Zanferdini.
Ações já realizadas junto à Guarda Civil Municipal
– Qualificação dos Guardas por meio do curso realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, com duração de 80 horas aulas/GCM; implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população; reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico; implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS) Central, Norte, Sul, e Leste, bem como no posto de saúde do Jd. Zara e na sede da Secretaria Municipal de Saúde – com um total de 86 câmeras; implantação do sistema Infoseg – por meio de convênio da Prefeitura com o Ministério da Justiça – que garante, entre outras coisas, o acesso às placas de veículos e fichas criminais; implantação da patrulha ambiental; segurança nos Parques públicos: Roberto Genaro, Maurílio Biagi e Tom Jobim; continuidade dos projetos Projetos desenvolvidos nas escolas: Educando para a Vida - 2.226 crianças atendidas; Anjos da Guarda: mais de 3.300 crianças atendidas; e Amigos da Natureza: 816 crianças beneficiadas; aquisição de quatro novas viaturas e equipamentos; pintura e reforma de viaturas; melhorias na sede da Guarda Municipal; realização da patrulha escolar e ainda segurança diária em seis unidades escolares.
A partir de agora a corporação conta com 230 efetivos. André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal explica que só a atual administração efetuou 42 contratações, sendo 23 no mês de março e 19 em setembro. “Há oito anos a GCM não contratava um único guarda municipal”, afirma Tavares.
Segundo a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, esse aumento da corporação foi necessário em função do crescimento da cidade. “Investimos na ampliação da estrutura para atender a segurança dos próprios municipais e da comunidade em geral, visando a qualidade e eficiência do trabalho”, afirmou a prefeita.

5- Guarda Civil Municipal da cidade de Araraquara conhece projeto de Patrulha Ambiental em Ribeirão Preto

Patrulhamento Ambiental visa coibir ações ilegais de agressão ao meio ambiente

A recém criada patrulha ambiental da Guarda Civil Municipal de Araraquara esteve em visita a Ribeirão Preto nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, para aprimoramento em técnicas de patrulhamento ambiental. Os integrantes participaram das atividades diárias da Guarda Civil Ambiental de Ribeirão Preto, que percorreu os principais pontos de preservação ambiental do município.
A equipe também foi recepcionada pelo superintendente da Guarda Civil Municipal, André Luiz Tavares; pela diretora operacional Lidiana Alves Azevedo Standoro, e a chefe de Divisão Jurídica e Judiciária, Isabel Alves de Souza. Na oportunidade receberam orientações quanto aos procedimentos administrativos, operacionais e jurídicos do patrulhamento ambiental desenvolvido na cidade.
"A troca de experiências e conhecimentos é uma realidade entre as GCMs do interior de São Paulo e tem sido estimulada nas reuniões bimestrais de Comandantes de Guardas Civis Municipais, que se iniciaram em Ribeirão Preto, no dia 10 de fevereiro de 2010. Com a participação e total apoio do atual governo, temos enorme satisfação em poder colaborar com nossos parceiros de Araraquara, que integram a grande “Família Azul Marinho’, e também ajudar na ampliação da preservação ambiental e qualidade de vida das populações dos municípios", destaca André Tavares.
A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Fiscalização Geral, tem o propósito de proteger os mananciais urbanos, parques, bosques, praças, atuar frente à poda radical e extração irregular de árvores. Ainda age nos casos de deposição de lixos e queimadas e autua autores de agressões contra o meio ambiente.

6- GCM DE RIBEIRÃO PRETO FOI DESTAQUE NO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA

Desfile da Independência reuniu mais de 6 (seis) mil pessoas na Av. Paschoal Inechi
GCM DESFILE A PÉ

GCM DESFILE DE VIATURAS

PELOTÃO INFANTIL
COM FILHOS DE GCM(F)´s



Nenhum comentário:

Postar um comentário