BUSCA POR MATÉRIAS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS FAZENDO A HISTÓRIA

Projeto Eduvis chega ao conhecimento do Observatório de Violência da USP
Trabalho desenvolvido nos Núcleos da Criança e do Adolescente é voltado à prevenção contra as drogas e delinqüência juvenil


Prevenção contra as drogas e a Delinqüência Juvenil é um dos trabalhos que vem sendo realizado nos 14 Núcleos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto, que juntos, atendem cerca de 2 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos em diferentes bairros de Ribeirão Preto.

Trata-se do projeto “Eduvis” – Educação, Valorização e Inclusão Social-, idealizado e coordenado pelos guardas municipais Lino Fonseca e Normando Celestino, que optaram, por esse gesto voluntário no município para defender e prevenir as crianças do mundo das drogas e da criminalidade.

O projeto, que vem se destacando pela credibilidade de sua aplicação chegou, agora, ao conhecimento do Observatório de Violência da USP, representado pelo Professor Doutor Sergio Kodato, especialista na área, que convidou os idealizadores e aplicadores, Lino Fonseca da Silva Netto e Normando Celestino para uma reunião, onde uma nova parceira foi firmada, entre o Observatório de Violência da USP e Eduvis – Projeto Educacional, consolidando apoio e participação em todas as etapas do projeto, como também, palestras, apresentações e encontros conjuntos, treinamento, troca de informações, acompanhamento do trabalho, facilitação de equipamentos, reuniões, feedbacks, entre outras novidades. “A parceria com o Observatório de Violência da USP vem fortalecer esta iniciativa, o que comprova que o projeto está sendo acompanhado e alavancando bons resultados. O caminho é esse: unir um grande número de parceiros em favor de uma causa nobre e proteger os jovens do mundo do crime”, salientaram.

Normando e Lino fazem parte do grupos dos 49 GCMs Pioneiros, que estavam sendo ameaçados de perderem o cargo por equívocos administrativos realizados por gestões anteriores, mas a Associação dos Guardas ganhou a ação judicial, no ano passado, que os mantiveram na função que já vem realizando a mais de 17 anos.

Eduvis e Assistência Social – A parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Guarda Municipal está em vigor desde o dia 23/08, após uma reunião com a Secretaria de Assistência Social, Maria Sodré, com a coordenadora dos Núcleos da Criança e do Adolescente Cristina Cônsoli, juntamente com o superintendente da Guarda Municipal, André Luiz Tavares, e a diretora Operacional da GCM, Lidiana Alves Azevedo Standouro.

O Projeto Eduvis investe na educação, valorização e inclusão social com a principal finalidade de criar uma força-tarefa na prevenção quanto ao uso de drogas e atos infracionais de delinqüência juvenil, orientando, mais de 2 mil crianças e adolescentes, dos 14 Núcleos do município, e do NAI (Núcleo de Atenção Integrada), ambos ligados à Secretaria de Assistência Social.

Com imagens e apresentações importantes, Lino e Normando explicam sobre drogas, conseqüências do uso para a saúde e vida social, atos delinqüentes, crimes. Além disso, transmitem educação, valores éticos e morais, cidadania (direitos e deveres) e inserção social. Vale lembrar que o projeto não tem ônus para a Prefeitura e pode se estender a outras secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário