BUSCA POR MATÉRIAS

quarta-feira, 21 de julho de 2010

NOTÍCIAS DOS(AS) GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

RIBEIRÃO PRETO/SP
BOLETIM INFORMATIVO GCM-RP 06/2010
1-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO REALIZA AÇÃO NOS ANTIGOS GALPÕES DA CIANÊ E IMPEDE FURTO
Após receber denúncias de que haviam pessoas depredando e furtando materiais dos antigos galpões da Cianê, considerados patrimônios históricos e culturais do município, a Guarda Civil Municipal passou a intensificar os patrulhamentos no local e pela manhã do dia 14 de julho de 2010, por volta das 11h40min, a VTR 155 ROMU logrou êxito em deter o indivíduo C.A.S. arrancando vigas do telhado. Os GCM´s constataramn que 41 (quarenta e uma) peças de vigas 3x12, de 6 metros de comprimento já estavam separadas para consumação do furto. De imediato, os GCM´s conduziram o infrator à Delegacia de Polícia e o Delegado ratificou a voz de prisão e o encaminhou ao Centro de Detençâo Provisória, onde permanecerá à disposição da Justiça.`

Parabéns aos GCM´s P.C.S., M.E.B. e C.H.S.C pelo profissionalismo e comprometimento com a nobre função que exercem.





2-Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto e Fiscalização Geral na Defesa do Patrimônio Público
No dia 09 de julho de 2010, por volta das 13h30min, a Guarda Civil Municipal e a Fiscalização Geral impediram a construção irregular de um quiosque na Praça das Bandeiras, apreederam os materiais de construção e conduziram os envolvidos ao Plantão Policial, onde alegaram que pretendiam instalar no local o comércio de chaveiros e amolador.
Diante dos fatos, a Autoridade Policial lavrou o Boletim de Ocorrência por Dano Qualificado (art. 163, parágrafo único, III, Código Penal)

Parabéns aos GCM´s D.C., V.S.C., E. A.M. e C.A.S. pela presteza e profissionalismo que conduziram a ocorrência.


Fonte:praça das bandeiras obra irregular piton.jpg


Fonte: praça das bandeiras obra irregular piton.jpg

3-Prefeitura de Ribeirão Preto discute implantação de Campanha de Conscientização à Preservação do Patrimônio Público
Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Conseg realizam primeira reunião em busca de diretrizes que envolvam a população com ações que resultem em melhorias à preservação do patrimônio público
Representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Conseg
durante reunião que visa a implantação de
campanha de conscientização à preservação do patrimônio público
Representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Conseg se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 7 de julho, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, para discutirem a implantação da Campanha de Conscientização à Preservação do Patrimônio Público. A meta é buscar diretrizes que envolvam a população com ações que resultem em melhorias à preservação do patrimônio público sendo representado por praças, parques públicos, escolas, Unidades de Saúde, assistência social, entre outros.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, este trabalho visa conscientizar a população a zelar pelo patrimônio público, mostrando que a cidade é a extensão de sua casa. “A união das instituições policiais demonstram o envolvimento da categoria nesta questão que busca a preservação dos patrimônios e melhor segurança aos moradores”, explicou André Tavares.

“Este é o início de um trabalho que vai melhorar a visão geral da cidade, promovendo a ordem e segurança e evitando depredações”, afirmou Honor Alberto Vicente, presidente do Conseg/Centro.

O Tenente PM Ricardo Nicotari, comandante interino da 1ª Companhia de Polícia Militar, afirmou que a campanha irá conscientizar que o patrimônio público não é de responsabilidade somente dos órgãos públicos e sim de todos. “O papel do morador será fundamental tanto na mudança de comportamento, colaborando com a preservação do patrimônio público quanto na denúncia em caso de depredação, utilizando o telefone 190, da Polícia Militar e 3632.4747, na Guarda Municipal”, destacou o Tenente Nicotari.

O delegado de polícia, Udelson Canova Simionato, finalizou dizendo que a implantação da campanha é um caminho viável para a solução do problema de depredação de patrimônio público, registrado atualmente em Ribeirão Preto.

Para dar andamento às diretrizes da implantação da Campanha de Conscientização à Preservação do Patrimônio Público, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Conseg se reúnem no próximo dia 19 de julho, às 10h, no Palácio Rio Branco.

4-BAILE DE FORMATURA DE GCM´S EM RIBEIRÃO PRETO
Os 23 novos Guardas Civis Municipais, certificados na última sexta-feira, 2 de julho, comemoraram a conclusão do curso de formação com um grande baile no Ipanema Clube. Foram três meses de curso ministrado pela Academia de Polícia Civil de São Paulo, com aulas práticas e teóricas, na Base da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto.
O formando Alessandro Geraldo Leal foi ao baile acompanhado da família para comemorar a nova profissão. “Estou muito feliz e quero buscar crescimento dentro da Guarda, além de poder ajudar na melhora da segurança da cidade”. Hudson Albanezi também faz parte da nova turma de Guardas Municipais. “O Guarda Civil Municipal impõe respeito e onde ele está consegue manter a ordem. Estou muito contente”. Alisson Chaves também faz parte da 8ª turma de formandos. “Estou muito feliz em fazer parte da família azul marinho. Também quero agradecer o apoio da prefeita Dárcy Vera à Guarda Civil Municipal”.
Parabéns aos novos integrantes da Família Azul Marinho!!!
Sejam Bem Vindos
A animação foi total . . .
Homenagem dos Formandos ao GCM Mendes,
que ministrou as aulas de ordem unida
Superintendente GCM André Tavares, Diretora Operacional GCMF Lidiana
e os 3 primeiros colocados no Curso de Formação de GCM´s
1º Lugar: GCMF Girlei
2º Lugar: GCM Lavecchia
3º Lugar: Alissom
GCM Margon se emociona com a homenagem
feita pelos formandos

Chefe de RH Lídia, Diretora Administrativa GCMF Leocádia, Diretora Operacional
GCMF Lidiana, Superintendente GCM André Tavares e GCM Margon foram presenteados pelos formandos


5-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DE 23 GCM´s
Solenidade de entrega de certificados do Curso de Formação
para a Guarda Civil Municipal realizada nas escadarias do Palácio Rio Branco
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, participou na tarde desta sexta-feira, dia 2 de julho, da solenidade de entrega de certificados do Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal. O evento, realizado na escadaria do Palácio Rio Branco, certificou 23 novos Guardas Civis Municipais que agora têm o preparo adequado para as atividades que lhe são conferidas.
Os novos integrantes, sendo 20 homens e três mulheres, após posse em seus respectivos cargos em 19 de março de 2010, participaram (no período de 19 de março a 30 de junho), do Curso de Formação ministrado pela Academia de Polícia Civil SP (ACADEPOL), mais uma etapa do processo de admissão, com duração de três meses. As aulas do curso foram realizadas na sede da Guarda Civil Municipal, com carga horária de 516 horas, quando então os profissionais tornam-se aptos a exercerem a função de Guardas Civis Municipais de 2ª classe.

Prefeita Dárcy Vera destaca a importância das contratações que visam atender a demanda de trabalho na cidade proporcionando maior segurança ao crescente número de próprios municipais “É gratificante certificar estes guardas. As contratações visam atender a demanda de trabalho na cidade. Com isso a administração municipal poderá contar com mais segurança ao crescente número de prédios municipais, como Unidades de Saúde, escolas municipais, secretarias, parques, entre outros. Os novos guardas unem forças à corporação e hoje assumem um compromisso com Ribeirão Preto”, disse a prefeita Dárcy Vera.

Durante a solenidade que cumpriu um ritual incluindo juramento e entrega de certificados, André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, agradeceu a prefeita Dárcy Vera pela realização do curso, coordenado pela Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, visando à capacitação e qualificação dos guardas municipais; e também os investimentos municipais para a aquisição de viaturas, equipamentos e uniformes.
André Tavares explicou que os novos guardas já compõem o efetivo da corporação, que agora conta com um total de 213 integrantes atuando 24 horas em defesa do patrimônio público municipal, sendo bens, serviços e instalações. “Esta formação é muito aguardada, tanto pela categoria como pelo próprio serviço público em geral, já que a última formatura foi realizada em 2002”, explica André Tavares.

2ª Etapa -Reforço continua – A atual administração já dá andamento a segunda etapa de processo seletivo em que serão contratados mais 27 guardas a partir do mês de agosto. Esta iniciativa confirma um dos compromissos assumidos pela prefeita Dárcy Vera junto à população. As provas do TAF – (Teste de Aptidão Física) foram realizadas em fevereiro e foram convocados os 151 candidatos remanescentes do concurso realizado em novembro de 2007. No total, 50 novas contratações serão efetivadas pelo atual governo este ano.
Conquistas da Guarda Civil Municipal – Realização dos Programas Educando para a Vida; Amigos da Natureza; e Anjos da Guarda; qualificação do efetivo com cursos na Academia de Polícia Civil; a realização do patrulhamento com nova filosofia de trabalho, colocando o guarda em contato direto com a população; a implantação do patrulhamento ciclístico; reinplantação do patrulhamento motociclístico; implantação de monitoramento dentro das Distritais de Saúde e aumento do efetivo no local; instalação da rede Infoseg, assegurando aos guardas o direito de levantar informações sobre pessoas e veículos, com rapidez e eficiência, estrutura diferenciada, entre outros.

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Marinho Sampaio; de Jorge Amaro Cury Neto, Delegado de Polícia, representando o Deinter; de Adilson Mazzei, coordenador da Acadepol – (Academia de Polícia); dos vereadores Cícero Gomes, Samuel Zanferdini e Bertinho Sacandiuzi; de Lino Strambi, vice presidente da ACI; representantes da Polícia Militar, Jason Albuquerque, coordenador do Programa Ribeirão Jovem, entre outras autoridades.

6-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO APÓIA A CAMPANHA BOMBEIRO SANGUE BOM
A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto apóia a Campanha Bombeiro Sangue Bom e ciente da importância desta iniciativa tem estimulado os GCM´s a comparecerem aos hemocentros do município e praticarem esse importante gesto de cidadania que salva vidas. Diante disto, o Superintendente GCM André Tavares, a Diretora Operacional GCMF Lidiana e os formandos da GCM compareceram ao Banco de Sangue do Hospital São Francisco e contribuíram com a campanha. Missão da Campanha Bombeiro Sangue Bom: conscientizar e estimular as pessoas à doação de sangue, de forma periódica com objetivo de aumentar quantitativamente e qualitativamente as doações nos bancos de sangue da cidade.”

Seja sangue bom!

Acessem o site: http://www.6milhasbombeiros.com.br e obtenham mais informações sobre a Campanha Bombeiro Sangue Bom e também sobre a Corrida 6 Milhas Bombeiros.





7-Superintendente GCM André Tavares concluiu o Treinamento Master Mind
Foto Oficial dos Formandos da Turma 977 - Lair Luchesi Jr


Durante 3 (três) meses tive o privilégio de participar do Treinamento Master Mind, que aborda os temas Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz. As aulas ministradas por Jamil Albuquerque e seus apoiadores realmente são excelentes e fornecem mecanismos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
No dia 06 de julho de 2010 nos reunimos no Salão Vip do Ipanema Clube, onde foi realizada a 12ª aula e na sequência o jantar de confraternização. Na oportunidade também elegemos Comendator da Turma o Amigo Lair Luchesi Jr, que passou a emprestar o nome à nossa turma. (André Tavares)

O que é o Master Mind:
O treinamento Master Mind baseia-se no modelo Experiential Learning, uma metodologia desenvolvida na Harvard Business School. É um método vivencial que transforma conhecimentos em habilidades e atitudes (CHA), com recomendações personalizadas.
O participante recebe ferramentas práticas para aplicação no dia-a-dia, capazes de gerar resultados imediatos. O treinamento é destinado a pessoas que desejam maximizar seu desempenho, tornarem-se líderes mais eficazes e agregar maior valor à sua vida profissional e pessoal.
O processo Master Mind é aplicado em 12 sessões semanais com quatro horas de duração. Esse intervalo é condição para que o conteúdo desenvolvido em sala seja assimilado e colocado em prática nas relações diárias.
Neste treinamento são desenvolvidas as competências mais importantes para se chegar ao topo do sucesso profissional e pessoal:
Autoconfiança: acreditar em si mesmo, gerando segurança para vencer a timidez, o medo e superar desafios;
Flexibilidade: tornar-se mais flexível perante as mudanças e conflitos, superando com tranqüilidade os desafios cotidianos;
Controle de preocupações: reduzir as tensões e o stress diários, solucionando problemas pessoais e de trabalho com naturalidade, obtendo desta forma melhor qualidade de vida;
Visão estratégica: visualizar cenários futuros, estabelecendo metas sustentáveis e possíveis em médio e longo prazos;
Inteligência Interpessoal : estabelecer avanço nas habilidades de relacionamento, melhorando a capacidade de motivar pessoas, de unir equipes e de estabelecer harmonia nos ambientes familiar, social e profissional;
Comunicação eficaz: aprimorar a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva, contribuindo para as artes de negociação, venda de idéias, conquista da liderança e habilidade de influenciar pessoas;
Memória: conseguir maior agilidade mental, fortalecendo a concentração em situações práticas do dia-a-dia;
Entusiasmo: aumentar a motivação para desempenhar as atividades diárias, ampliando a capacidade de sustentar metas

Maiores informações: http://www.mastermindbr.com/


8-GCM DE RIBEIRÃO PRETO ATUOU NO SHOW DO ROBERTO CARLOS
No dia 19 de junho de 2010, aniversário de Ribeirão Preto, a cidade foi presenteada com o Show do Roberto Carlos e a Guarda Civil Municipal esteve presente orientando a população e colaborando para o sucesso do evento.

Foto de Fernanda Marucci
Cerca de 28 mil pessoas assistiram a apresentação de “Roberto Carlos 50 anos de música”, no último sábado, no Estádio Santa Cruz. Os portões foram abertos ao público a partir das 19 horas. Uma hora e meia depois os lugares disponíveis estavam todos ocupados. Ônibus gratuito levaram os fãs até o Santa Cruz. No roteiro da turnê, o Rei escolheu, dentre as suas cerca de 500 composições, as mais marcantes das diversas fases de sua trajetória. Entre os inúmeros clássicos, Roberto interpretou ‘Emoções’, ‘Cavalgada’, ‘Como é grande o meu amor por você’, ‘Outra Vez’, ‘É preciso saber viver’, ‘Jesus Cristo’ e ‘Detalhes’, em número de voz e violão. Roberto Carlos mergulhou fundo no seu baú de memórias e relembrou clássicos da Jovem Guarda como ‘É proibido fumar’, ‘Namoradinha de um amigo meu’, ‘Quando’ e ‘Jovens tardes de domingo’, além de resgatar ‘Aquela casa simples’, em um medley junto a ‘Meu querido, meu velho, meu amigo’ e ‘Lady Laura’.



A GCM permaneceu à disposição da população
e orientou quanto aos locais de entrada




9-GCM GARANTIU A SEGURANÇA NA FEIRA DO LIVRO
Durante a Feira do Livro a GCM de Ribeirão Preto designou efetivo e elaborou estratégia de segurança que garantiu a população fazer suas compras e assistir aos shows com tranquilidade. Desta forma, cumpriu com sua missão de bem servir os municípes.
A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é a primeira do país neste formato – céu aberto e com eventos paralelos. É uma das maiores a céu aberto do mundo. Este ano ela veio com 16 mil metros quadrados de área, com 66 expositores e trouxe 90 autores. No total, são mais de 600 atividades, sendo que várias delas aconteceram em outros pontos da cidade, como forma de descentralizar as ações da feira, dando mais oportunidade aos ribeirão-pretanos de participar desta festa cultural.


GCM´s e Prefeita Dárcy Vera
10-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO ATUOU NA SEGURANÇA DA STOCK CAR

A GCM esteve presente na Stock Car, circuito de Ribeirão Preto, orientando a população e colaborando na manutenção da ordem.


A quinta etapa da Copa Caixa Stock Car reuniu mais de 42 mil pessoas nas arquibancadas, camarotes e o púlico que usou de improvisos para acompanhar a histórica prova que marcou a primeira disputa de rua na cidade e colocou Ribeirão Preto no calendário oficial da Stock Car. Os fãs e torcedores honraram o título desta cidade, que de forma acalorada, acolheram definitivamente a principal categoria do automobilismo nacional.


GCM´s e Prefeita Dárcy Vera


11-MELIANTE FURTA ÓCULOS NO CENTRO DE RIBEIRÃO PRETO E É PRESO EM FLAGRANTE PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

No dia 20 de junho de 2010, por volta das 23h10min, a viatura da GCM estava em patrulhamento de rotina quando ao passar pela rua Saldanha Marinho com a Rua São Sebastião, no centro da cidade, avistou dois individuos correndo, sendo que o último gritou que havia sido roubado. Os GCM´s foram no encalço do meliante e o deteve em flagrante com o óculos (marca oaklei) de propriedade da vítima. A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial, onde a Autoridade competente ratificou a voz de prisão em flagrante, restituiu a "res furtiva" à vítima e encaminhou o transgressor ao Centro de Detenção Provisória.


Parabéns aos GCM´s J.P.S. e L.C.D.D. que demonstraram profissionalismo e contribuíram para a manutenção da paz social em nosso município.
12-GCM DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DE REUNIÃO DO SISTEMA INFOSEG
No dia 24 de junho de 2010 a Diretora Administrativa GCMF Leocádia participou de reunião sobre o Sistema Infoseg, realizada na Base da Guarda Civil Municipal de Campinas.



Na oportunidade obtivemos informações sobre mudanças na operação do sistema, que vão otimizar o aproveitamento desse mecanismo de suma importância para as atividades das Guardas Civis Municipais. Segue abaixo relatório elaborado pela Diretora Administrativa GCMF Leocádia:

RELATÓRIO

Reunião voltada a formação dos servidores municipais que serão responsáveis por acessar a Rede INFOSEG do Ministério da Justiça no Estado de São Paulo. Abertura dos trabalhos com a Sra. Cristina Gross Vilanova – Coordenadora Geral das Ações de Prevenção em Segurança Pública explicando todos os passos para a celebração do Convênio e tirando dúvidas daquelas cidades que já possuem o convênio e tem algum problema.Em seguida o Sr. Reinaldo Las Cazas Ersinton – Coordenador Geral do Sistema Infoseg assumiu a fala e explicou passo a passo todos os processos de cadastramento tanto do órgão quanto dos coordenadores e usuários.
A partir do dia 12 de junho algumas mudanças ocorrerão na página do Infoseg e na forma de cadastramento, porém a principal alteração é que, cada cidade nomeará um Coordenador Administrativo e este passará a fazer o cadastro dos usuários do seu órgão.Outra mudança importante é que os Convênios, que antes tinham validade de um ano, passarão a ter prazo indeterminado.Além de consulta a veículos e indivíduos passaremos a ter acesso à consulta de condutores também, através do nº da CNH.
A partir de julho as consulta serão feitas de forma integrada, onde, através de um ou outro dado digitado, o sistema já apresentará todos os registros que possuir (criminais, condutores, veículos e desaparecidos).
A partir de maio de 2011 será implantada a biometria para a validação de senhas dos Coordenadores Administrativos.
Abaixo relaciono as cidades que enviaram representantes ao encontro:
1. Americana 2. Amparo 3. Arujá 4. Cabreúva 5.Caieiras 6.Campinas 7.Cosmópolis 8.Dracena 9.Embu-Guaçu 10.Estiva Gerbi 11.Guarulhos 12.Indaiatuba 13. Itapeva 14.Itapevi 15.Itaquaquecetuba 16.Itararé 17.Itatiba 18.Itu 19. Jaguariúna 20.Jandira 21.Jundiaí e 22. Leme.
Cristina Gross Vilanova (Coordenadora Geral das Ações de Prevenção em Segurança Pública) e Diretora Administrativa GCMF Leocádia
A Rede Infoseg - Tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais. Por meio da internet a rede disponibiliza acessar informações básicas de indivíduos, bem como a integração com qualquer tipo sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores e armas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública e demais áreas.

13-GCM DE RIBEIRÃO PRETO IMPEDE FURTO NA VILA SEIXAS


No dia 26 de maio de 2010, por volta das 17 h, a vítima G.V.F. trafegava pela rua Lafaiete levando consigo uma sacola que tinha em seu interior seus objetos de valor, seu relógio de pulso. Viu um adolescente que mexia em uma bicicleta , como se estivesse consertando ela, e quando passou por ele, foi abordado e o adolescente lhe disse , "não corra, só quero o dinheiro e o celular". A vítima respondeu que não tinha nada apenas seu relógio de pulso, quando então, temeroso entregou seu relógio. Na sequencia a vítima localizou os GCM´s J.S. e R.S.D. a quem pediu socorro. De imediato os GCM´s atenderam o solicitante e lograram exito em deter o infrator a alguns metros do local da ocorrência. As partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, onde a Autoridade competente restituiu o relógio à vítima e encaminhou o menor infrator ao Curador da Infância e da Juventude para as providências cabíveis, pela prática de ato infracional - furto.

14-Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto entregou certificados para crianças do Programa Educando para a Vida
354 crianças das escolas Dom Luis Amaral Mousinho e Alfeu Luiz Gasparini receberam certificados. A meta é certificar mais de 600 alunos que participaram do programa neste primeiro semestre de 2010
Programa visa à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e a valorização dos vínculos familiares

A Guarda Civil Municipal iniciou nesta terça-feira, dia 29 de junho, no Teatro Municipal, a entrega de certificados para os alunos participantes do “Programa Educando para a Vida”. Um total de 354 crianças das escolas Emefem Dom Luiz Amaral Mousinho e Emefem Alfeu Luiz Gasparini receberam certificados. A meta é certificar mais de 600 alunos que participaram do programa neste primeiro semestre de 2010.


O “Educando para a Vida” é resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD). Direcionado aos alunos de (9 a 11 anos) das 4ªs séries das escolas municipais, o programa vem sendo ministrado desde o mês de março pelos guardas municipais Domingos Fortuna e Ricardo Mendes, também chamados de Agentes de Prevenção.
Segundo André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Civil Municipal, o programa visa à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e valorização dos vínculos familiares, bem como a solução pacífica dos conflitos e a importância do estudo, de pensar antes de agir e falar. “As aulas aconteceram uma vez por semana em cada unidade escolar, durante um período de dois meses, quando os participantes recebem seus certificados”, afirma André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Municipal.
Além da secretária municipal da Educação, Débora Vendramini, também estiveram presentes na solenidade, diretores de escolas, pais, alunos, professores e guardas municipais.
A Guarda Civil Municipal informa que as escolas municipais interessadas em receber o projeto “Educando para a Vida” devem fazer agendamento pelo telefone 3632-4747.
15-Guarda Civil Municipal participou da solenidade alusiva aos 70 anos da 5ª Circunscrição de Serviço Militar
Solenidade comemora 70 anos da 5ª Circunscrição de Serviço Militar. Instituição do Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização das Juntas do alistamento militar e licenciamento. Em Ribeirão Preto, a CSM, em parceria com a administração municipal, ainda participa de eventos, bem como ações solidárias
Uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, dia 21 de junho, na Rua Duque de Caxias, nº 1255, no Centro, comemorou os 70 anos da 5ª CSM – (Circunscrição de Serviço Militar). A instituição do Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização das Juntas do Alistamento Militar, Licenciamento e Mobilização no norte e nordeste do estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, a CSM, em parceria com a administração municipal, ainda participa de eventos, bem como ações solidárias.
Comandada pelo Coronel Fábio Antonio Baía Lira, que tomou posse em janeiro deste ano e permanece na função até janeiro de 2012, a CSM conta com um quadro de 50 funcionários e também presta atendimento médico, por meio de convênio para aposentados e pensionistas do Exército, fiscalização e autorização para utilização de produtos químicos.
André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, que representou a prefeita Dárcy Vera, cumprimentou os 70 anos da instituição que representa o serviço militar e ressaltou a importância das ações prestadas pela CSM no tocante a parcerias com o governo municipal e trabalhos solidários realizados em diversas regiões.
Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam Francisco Lozzi, comandante do CPI3; Renato Catita, sub-comandante do CPI3; Salvador Loureiro, comandante do 51º Batalhão da PM; Hazime Nakamura, ex-chefe da 5ª CSM; Lindinalvo Almeida Filho, delegado chefe da Polícia Federal de Ribeirão Preto; Jovelino Barbosa, comandante do 9º Grupamento de Bombeiros; Flávio Camiran, sub-tenente e chefe do Tiro de Guerra, entre outras autoridades civis e militares.


16-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPA DA CAMPANHA PIPA COM CEROL, CORTE ESTA IDÉIA
Meio Ambiente realizou campanha de conscientização contra o uso de cerol. Atividade aconteceu no sábado, dia 19 de junho, das 9h às 13h, no Memorial das Palmeiras, localizado no encontro das Avenidas Jerônimo Gonçalves com Fábio Barreto.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lançou no sábado, dia 19 de junho, em comemoração às festividades do aniversário de 154 anos de Ribeirão Preto, uma campanha de conscientização contra o uso de cerol linhas de pipas. A atividade, de educação socioambiental, foi idealizada pelo Moto Clube Águias de Cristo, e aconteceu das 9h às 13h, no Memorial das Palmeiras, localizado no encontro das Avenidas Jerônimo Gonçalves com Fábio Barreto. No local foram doadas 1.000 “anteninhas” para serem instaladas nas motos.


17-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO APOIOU PELO 3º ANO CONSECUTIVO O PEDALA RIBEIRÃO
Pedala Ribeirão agita domingo com passeio ciclístico e atividades recreativas e culturais.

300 ciclistas percorreram avenidas da cidade até o Parque Luis Carlos Raya, onde se juntaram a mais 800 pessoas para participar de atividades de lazer, sorteios, show e espetáculos teatrais
Vice-Prefeito Marinho Sampaio, Secretaria da Cultura Adriana Silva e GCM´S
A 3ª edição do passeio ciclístico “Pedala Ribeirão” agitou avenidas da cidade no último domingo, reunindo pessoas de todas as idades. O evento, que integra o calendário oficial de atividades o 154º de Ribeirão Preto, foi organizado Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Cultura e Esportes (SME), com apoio da Transerp, Daerp, Guarda Civil Municipal e colaboração Associação dos Lojistas de Bicicleta da cidade.
Para participar do passeio, foi solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados mais de 70 quilos de produtos. Os 300 ciclistas contribuírem com gêneros alimentícios, receberam camiseta do evento, com numeração, e concorreram ao sorteio de três bicicletas e outros brindes, que foi realizado no ponto final do percurso – Parque Municipal Luis Carlos Raya, no Jardim Botânico.
O montante de alimentos arrecadados no “Pedala Ribeirão” foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Município, presidido por Mara Regina Canheo Pereira. O órgão utilizará os produtos na confecção de cestas básicas, para posterior distribuição a entidades cadastradas, ONGs, famílias em situação de vulnerabilidade social, ou casos emergenciais. Participaram do passeio ciclístico pessoas de todas as idades. O comboio de ciclistas foi animado com trio elétrico à frente, trenzinho e contou com dois caminhões de apoio, cedidos pela empresa Arroz Vasconcelos. Percurso e atrações – O percurso do “Pedala Ribeirão” teve em média 6km. Por volta das 9h, o grupo saiu do estacionamento da Câmara, seguindo pelas avenidas Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira, Maurílio Biagi, rua Olderige Margarido, chegando ao Parque Luis Carlos Raya. Na área do Parque, os ciclistas se reuniram a cerca de 800 pessoas que participaram diversas atividades programadas para o espaço – show com banda musical, espetáculo teatral infantil, intervenções circenses, pintura facial para crianças, atividades recreativas e brincadeiras. O “Pedala Ribeirão”, edição 2010, foi patrocinado pelo hipermercado Carrefour, pela São Francisco Saúde e Associação dos Lojistas de Bicicletas de Ribeirão Preto.

Na foto vemos à frente o Superintendente GCM André Tavares
e os GCM´s Ciro, Adalberto, Cavalcante e Santos


Show Musical no Parque Luis Carlos Raya recepcionou os ciclistas

Na foto vemos (em pé) da esquerda p/a direita os GCM´s Barrozo, Santos,
Palaveri, Simões,Ezequiel e o Superintendente GCM André Tavares
(agachados) GCM´s Adalberto, Ciro e Cavalcante

18-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO AMPLIA MONITORAMENTO ELETRÔNICO

Câmera traz uma série de benefícios para a população, no que diz respeito à segurança, defesa do patrimônio público e monitoramento do tráfego

A Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) instalou recentemente uma câmera de segurança na esquina da avenida Jerônimo Gonçalves com a avenida Francisco Junqueira, ao lado do Memorial das Palmeiras. O equipamento, que possui uma abrangência de 360° do ponto onde está instalada, tem por objetivo o monitoramento do tráfego, segurança pública, defesa civil e proteção do patrimônio público.
O monitoramento eletrônico, realizado na Base da Guarda Civil Municipal, permite, além da prevenção da criminalidade, planejamento da Transerp quanto ao trânsito naquela região, assim como alertas à Defesa Civil quando da eminência de enchentes. “Esta iniciativa partiu da prefeita Dárcy Vera, que nos solicitou um projeto de segurança dentro da proposta do programa “Ribeirão Digital” lançado no último ano. Nossos técnicos realizaram o estudo de logística para implantação da câmera com intuito de aumentar a qualidade dos serviços já oferecidos pela Guarda Municipal”, explica o superintendente da Coderp, Pedro Scomparin.



Segundo Mauro Rosa Peixoto, diretor de Informática, essa providência solicitada pela prefeita tem a finalidade de prestar um serviço de qualidade à população. “O sistema é mais um recurso que a Guarda Civil passa a ter e prevê o aumento da segurança, com a instalação do equipamento ao lado do Memorial das Palmeiras. A câmera será controlada 24 horas por monitores que ficam na base na Guarda Civil Municipal”, explica.
A Prefeitura adotou esta medida também junto às Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS) Central, Norte, Sul, Leste e Jardim Zara, bem como na sede da Secretaria Municipal de Saúde em dezembro de 2009.
FONTE: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=14693
19-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO AGE EM PARCERIA COM A FISCALIZAÇÃO GERAL NO COMBATE À PIRATARIA

Em três meses de operação foram apreendidos 37mil CDs e DVDs piratas, que foram destruídos no dia 27 de maio de 2010


A Fiscalização Geral da Prefeitura, Departamento ligado à Secretaria da Fazenda, tem intensificado o combate ao comércio ambulante irregular, principalmente com relação à venda de DVDs e CDs piratas. Nos últimos três meses de operação, foram apreendidos 37 mil CDs e DVDs piratas, que foram destruídos na manhã desta quinta-feira, dia 27, na Casa das Mangueiras, em uma ação conjunta entre a Fiscalização Geral, APCM -Associação Antipirataria de Cinema e Música, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Os CDs e DVDs destruídos serão utilizados para reciclagem.
“Esse tipo de comércio vem crescendo a cada dia, mas temos que prestar atenção e evitar a compra destes produtos. Todos acabam perdendo: a indústria, o comércio, as pessoas que adquirem o produto sem qualidade e perda na arrecadação fiscal. Temos que ter consciência disso tudo”, salienta o chefe da Fiscalização Geral, Oswaldo Braga.

20-Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto participou da II Marcha Azul Marinho em Brasília
Evento discutiu Guardas Municipais e Segurança Pública; Seminário abordou as atribuições das Guardas Civis Municipais e trabalho preventivo desenvolvido pela instituição.
GCM´s de Ribeirão Preto que participaram do evento (à partir da esquerda):
Superintendente GCM André Tavares e GCM´s Máximo, Leandro,
Dias, Damasceno, Adalberto, Leonardo, Araújo;
e à frente as GCMF´s Fernanda e Milene
“Guardas Municipais e Segurança Pública” e “O papel dos Municípios na Segurança Pública” foram os temas do Seminário Nacional, realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quinta-feira, dia 14. O evento, realizado pela Comissão de Legislação Participativa, reuniu autoridades da área de Segurança Pública. Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, que participou do seminário, destacou que o objetivo foi discutir a atuação das guardas municipais e o seu papel na segurança pública dos municípios, através da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 534/02, em tramitação na Câmara. “Além disso, vale destacar que a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto tem por finalidade atuar com observância total aos ditames legais, ressaltando o caráter comunitário e trabalho preventivo desenvolvido por estas instituições, de modo a prestar serviços de qualidade à população", afirma André.



Plenário Nereu Ramos na Câmara dos Deputados foi tomado pelos GCM´s de todo o Brasil



Plenário Nereu Ramos na Câmara dos Deputados foi tomado pelos GCM´s de todo o Brasil

GCM´s de Ribeirão Preto no evento

GCMF´s Fernanda e Milene carregam o Banner com o mascote
da Associação dos Guardas Civis Municipais na II Marcha Azul Marinho

21-GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO GARANTIU A SEGURANÇA NA VIRADA CULTURAL 2010
A quarta edição da Virada Cultura do Interior Paulista, ocorrida no município de Ribeirão Preto, levou 27.349 pessoas aos espaços públicos dedicados aos eventos culturais. Foram 24 horas de música, exposição, grafitagem, cinema, dança e teatro, que movimentaram pontos como o Parque Permanente de Exposições, Teatro Municipal, Sesc, Marp, Biblioteca Padre Euclides e Morro do São Bento.

Histórico – A “Virada Cultural Paulista” é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na edição da capital paulista, foi lançada em 2007 em 10 cidades que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010 a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas tenham participado do evento em 29 cidades, que contaram, ao todo, com mais de 700 espetáculos.


GCM´s e a cantora Paula Lima



22-GCM DE RIBEIRÃO PRETO VISITOU A SEDE DA GCM DE ARARAQUARA
No dia 10 de junho de 2010, o Superintendente da GCM de Ribeirão Preto e os GCM´s 1ª Classe Stélio e Souza visitaram a Sede da GCM de Araraquara e conheceram a estrutura e os bons serviços que a GCM têm prestado no município. Verificamos também o amor pela corporação, a criatividade e o empreendedorismo dos guardas civis municipais araraquarenses, que se uniram para adaptar um trailler e transformá-lo em Base Móvel, bem como a construção de uma academia para aperfeiçoamento do preparo físico.
Parabéns aos Amigos GCM´s de Araraquara que honram a Família Azul Marinho.



Visão e Missão da GCM de Araraquara
23-GCM DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DO CAEM 2010 REALIZADO EM ARARAQUARA
Ciclo de Palestras em Administração de Emergência para Municípios 2010 CAEM)


A Coordenadoria de Defesa Civil de Ribeirão Preto, representada pelo seu coordenador interino e também superintendente da Guarda Civil Municipal, GCM André Tavares, participou nesta terça-feira, dia 9 de junho, na cidade de Araraquara, do CAEM - Ciclo de Palestras em Administração de Emergências para Municípios. O evento, que tem continuidade nesta quarta-feira, dia 10 de junho, foi realizado no SEST SENAT, localizado na Avenida Antenor Elias, nº 1450, IV Distrito Industrial, de Araraquara. Acompanhando Tavares, estiveram os Guardas Municipais André de Souza e Stélio Manuel Correia da Fonseca. Promovido pela CEDEC - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Araraquara e com a COMDEC - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Araraquara, o curso contou com a presença do secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Luiz Massao Kita, além de diversas autoridades civis e militares. Com carga horária de 18 horas/aula, este ciclo de palestras tem como objetivo apoiar os municípios na criação e manutenção de sua estrutura para atendimento em situações emergenciais e nos cuidados com o bem-estar da própria comunidade. Além disso, o CAEM irá desenvolver estudos voltados à atuação dos agentes que são o “braço” da Defesa Civil do Estado de São Paulo, difundindo seu objetivo maior que é a preservação da vida, bem como incentivar a participação da comunidade por meio da constituição de Núcleos de Defesa Civil em área de risco. Durante o evento renomados palestrantes abordam temas como: Situação de Anormalidade, Desastres Naturais, Produtos Perigosos, Previsões Meteorológicas, Gestão de Recursos Hídricos, entre outros.
Segundo André Tavares, coordenador interino da Coordenadoria de Defesa Civil de Ribeirão Preto, os participantes desse ciclo serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a familiarização do tema “Defesa Civil” junto à sociedade.





GCM´s Stélio, Souza e o Superintendente GCM André Tavares





Viatura da Defesa Civil de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário