BUSCA POR MATÉRIAS

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Juiz condena acusados de matar guarda civil durante ataques do PCC em 2006

Juiz condena acusados de matar guarda civil durante ataques do PCC em 2006
23/10 - 10:47 - Redação



ImprimirEnviarCorrigirNotícias SMSFale ConoscoBERTIOGA - A Justiça de Bertioga, no litoral de São Paulo, condenou, na madrugada desta sexta-feira, a 17 anos e 4 meses de reclusão dois homens acusados de matar um guarda civil em maio de 2006, durante a onde de ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo a decisão proferida pelo juiz Christopher Alexander Roisin, da Comarca de Santos, os jovens Douglas dos Santos Repizzo e Fabrício Lepoldina Hammoud, ambos de 23 anos, “desferiram disparos de arma de fogo, a mando de organização criminosa contra um agente em serviço, na via pública”. O lema do PCC está, inclusive, tatuado no braço de um dos acusados.

Além de 17 anos e quatro meses de reclusão, os dois cumprirão também 10 meses de detenção pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, quadrilha armada, disparo de arma de fogo em via pública e dano qualificado.

O julgamento teve início às 11h40 de quinta-feira e terminou às 2h30 desta sexta-feira.

Conforme a Justiça, os dois ficarão em regime fechado e não poderão apelar em liberdade. Isso porque eles já responderam ao processo presos. “Condenados a regime fechado, maior razão há para manter a custódia estatal, sobretudo para se garantir a ordem pública, a aplicação da lei penal e a segurança da testemunha protegida”, afirma o juiz.

O caso

Em maio de 2006, ao longo de três dias de três dias de ataques no Estado de São Paulo, criminosos depredaram postos policiais, agencias bancárias e incendiaram ônibus. A polícia contabilizou a morte de 46 agentes públicos, entre policiais civis, militares e agentes penitenciários.

Entre os dias 12 e 20 de maio de 2006, na sequência dos ataques do PCC, 493 pessoas foram mortas por armas de fogo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GUARDA CIVIL MUNICIPAL. UM NOVO CONCEITO DE POLÍCIA CIDADÃ

Palestra de Prevenção ao uso de Drogas orienta 120 alunos do Núcleo Estação do Alto
Atividade objetiva orientar crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, sobre as conseqüências do uso e envolvimento com drogas; trabalho tem caráter preventivo


Foto Tiago Morgan
Alunos atentos às explicações dos Guardas Municipais




Cento e vinte alunos do Núcleo Estação do Alto, localizado na Rua João Delibo, s/nº, no Bairro Quintino II, receberam nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, a ação educacional promovida pela Guarda Civil Municipal, que consiste em palestras preventivas sobre os malefícios do uso e envolvimento com drogas. Participaram crianças e adolescentes na faixa-etária de 8 a 14 anos, nos períodos da manhã e tarde. As palestras foram ministradas pelos guardas municipais Normando Celestino e Lino Fonseca da Silva Neto.



Foto Tiago Morgan
Crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, do Núcleo Estação do Alto participam de palestra preventiva ao uso de drogas





Considerando que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a utilização de drogas é o maior problema de saúde pública no mundo, esta palestra traz em seu contexto orientações que visam conscientizar as crianças e adolescentes sobre os perigos dos entorpecentes, orientando sobre os riscos do seu consumo. A atividade focou ainda a relação destrutiva que se estabelece quando uma pessoa passa a utilizar uma determinada droga, levando em consideração o seu contexto social, econômico e cultural.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, o trabalho preventivo dessa ação vem mostrar a diferença que há entre o mundo lúcido e as drogas e, o quanto o usuário e principalmente sua família tem arcado com as conseqüências decorrentes desse tipo de busca de prazer temporário. A palestra mostrou ainda a importância da ajuda de outras pessoas, bem como da sociedade, para encontrar os caminhos que previnam este mal.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Guardas Municipais reclamam da falta de condições de trabalho

Em Curitiba, foram três trabalhadores assassinados em quatro meses

A terceira morte de guarda municipal de Curitiba, assassinado por motivos relacionados à atividade profissional, nos últimos quatro meses, levantou questões sobre as condições de trabalho desses trabalhadores que, no sábado, fizeram protesto na Boca Maldita. O medo e o descontentamento da categoria também foi tema da assembleia realizada sexta-feira no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc).

"Na minha rua todos sabem que eu sou guarda municipal. Eu sou um alvo para o bandido, o marginal. Eu trabalho 24 horas por dia, porque quando coloco o pé na rua, para ir ao trabalho, eu já estou trabalhando, estou fazendo um trabalho de proteção social, porque estou com a farda. Sem falar das ameaças de bandidos, com as quais temos que conviver todos os dias”, disse um guarda presente à assembleia. A categoria também reclama da baixa remuneração, do excesso de horas extras e plantões e da falta de capacitação e treinamento.

Foram três mortes de guardas municipais em quatro meses O guarda municipal Aparecido José de Souza, 57 anos, foi executado dentro do Cmum da Vila Barigui, Cidade Industrial, no dia 24 de setembro. Os guardas Mauro César Carvalho e Renato César Rodrigues do Nascimento foram assassinados em junho e julho, respectivamente. O primeiro morreu no cumprimento do serviço e o segundo foi assassinado em casa com suspeitas de represálias pela atividade profissional.


Na regional do CIC, um dos locais mais perigosos, onde o guarda Aparecido José de Souza recentemente foi assassinado, houve uma reunião convocada pelo Sismuc com representantes da guarda e da polícia militar, na semana passada. O objetivo era resolver o problema emergencial de servidores que estão sendo ameaçados por bandidos. Por isso, solicitou-se que a PM intensifique as rondas na região e que os assassinos sejam presos.


"O argumento utilizado pela administração municipal e pela PM para se desresponsabilizar de um problema grave que tem custado a vida de trabalhadores é que os guardas municipais mortos erraram no procedimento", diz nota emitida pelo Sismuc.


O Sismuc vem realizando reuniões, a partir do coletivo dos guardas municipais, para debate do plano de cargos, carreiras e salários próprio para esses profissionais. A proposta vem sendo elaborada com o intuito de apresentá-la à secretaria de defesa social, conforme definido em mesa de negociação. Questões salariais, condições de trabalho, atribuições da profissão, entre outros fazem parte da pauta. A próxima reunião ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, no Sismuc.

Mais trabalho — O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Curitiba cresceu 677% de 2004 até 2008, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social a pedido do Jornal do Estado em julho deste ano. Em 2004, foram atendidas 3.801 ocorrências, contra 25.750 no ano passado. Esse crescimento é decorrente de uma mudança no perfil de atuação da guarda nos últimos anos. Se antes eles ficavam fixos cuidando dos prédios e equipamentos públicos, agora a ação é mais ágil e móvel, o que expandiu sua área de abrangência.

domingo, 18 de outubro de 2009

Sai a lei da guarda Municipal no RJ

Sai a lei da guarda Municipal
POR ALESSANDRA HORTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Os seis mil integrantes da Guarda Municipal do Rio finalmente conquistaram o direito de migrar para o regime estatutário. Foi publicada ontem no Diário Oficial a Lei Complementar 100, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. A lei extingue a Empresa Municipal de Vigilância e cria autarquia Guarda Municipal Rio.

Todos os guardas municipais, exceto aqueles que estiverem respondendo a transgressões disciplinares gravíssimas, serão migrados do regime celetista para o estatutário no prazo de 90 dias. Caberá à Secretaria Municipal de Administração operacionalizar o processo.

Se a migração terminar no prazo de fechamento da folha do mês de novembro, a Guarda Municipal terá o direito de receber reajuste salarial de 1,06% relativo a diferença do aumento que foi concedido para categoria de 5,77% e os 6,83% que foram anunciados para os demais servidores da administração direta. O secretário municipal da Secretaria Especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, informou que reuniões serão realizadas, na próxima semana, para finalizar a edição da nova estrutura da Guarda Municipal e a regulamentação do processo de migração. Todas as complementações da lei sancionada ontem serão publicadas, futuramente, por decreto do Poder Executivo na edição do Diário Oficial. Quem não optar por ser estatutário terá seu contrato rescindido, nos termos da legislação trabalhista.

SEM REDUÇÃO SALARIAL

O Artigo 11 da lei complementar define que, em nenhuma hipóteses, a transferência do servidor para o quadro de pessoal da GM-Rio pode acarretar para o servidor redução da remuneração do correspondente emprego efetivo na extinta Empresa de Vigilância.

AVALIAÇÃO DESEMPENHO

Dentro de seis meses serão definidos os critérios do processo de promoção dos guardas municipais, mediante avaliação de desempenho. Será considerado como tempo de efetivo exercício de cargo na GM-Rio o período de exercício de emprego na extinta EMV.

CRITÉRIOS AVALIADOS

A avaliação será a cada dois anos. Serão avaliados fatores objetivos, considerando os registros funcionais do servidor. Além de fatores qualitativos, levando em conta competências no desempenho do cargo. A comissão avaliadora terá cinco membros titulares.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Servidores param dias 15 e 16 por cumprimento de acordos

Mobilização nacional
Escrito por Condsef

Servidores param dias 15 e 16 por cumprimento de acordos


Base da Condsef cobra cumprimento imediato de acordos e compromissos firmados pelo governo. Mobilização busca reabertura de negociações e garantias de que orçamento 2010 tenha verba para assegurar cláusulas negociadas. Além da paralisação de 48 horas, uma marcha em Brasília está agendada para dia 22. Plenária Nacional da Condsef no dia 24 vota indicativo de paralisação por tempo indeterminado, apontado para o dia 10 de novembro. O dia 1º de outubro ficará na história de mobilização dos servidores públicos federais.


Na mesma data em que a Câmara dos Deputados aprovou a ratificação da Convenção 151 da OIT que garante negociação coletiva para o setor público, servidores de todo o Brasil mostraram a força de sua mobilização. A base da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) se prepara agora para mais 48 horas de pressão na luta pelo cumprimento integral de acordos e compromissos firmados com o governo.



Nos dias 15 e 16 de outubro, entidades filiadas da Condsef organizam atividades de mobilizam nos Estados. A expectativa é de que a participação em massa do dia 1º se multiplique e mostre ao governo a disposição dos servidores para a luta. Nesse ritmo de força e unidade a base da Condsef se concentra para reafirmar indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 10 de novembro.



MOBILIZADOS, os servidores esperam reverter o quadro de recuo do governo. Trabalhadores da Conab, AGU, Justiça, SPU, Incra, civis de Órgãos Militares, Agricultura, Fazenda, MTE, Cultura, Ibama, Dnit, Agências Reguladoras, Saúde, Ciência e Tecnologia, entre outros setores, vêm mostrando que os servidores públicos federais estão dispostos a lutar e exigir respeito do governo.



Os servidores protestam contra a inércia do governo em dar continuidade a negociações que envolvem debate sobre planos de carreira, tabelas remuneratórias, reajuste de benefícios como auxílioalimentação e contrapartida nos planos de saúde. A categoria também defende a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.



Em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, no Mato Grosso, Ceará, Bahia, Pará, Pernambuco, Alagoas, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, em todo o Brasil, os servidores devem continuar dando seu recado. "Todos estão de parabéns pela garra demonstrada até aqui.



Devemos seguir nesse ritmo e ampliar nossa mobilização para mostrar ao governo que o servidor público federal não servirá de boi de piranha para a crise financeira", disse Josemilton Costa, secretário-geral da Condsef.

 15 e 16 de outubro - Paralisação de atividades por 48 horas

 22 de outubro - Marcha na Esplanada dos Ministérios em defesa dos acordos

 23 de outubro - Reunião CDE

 24 de outubro - Plenária Nacional Condsef

 10 de novembro - Indicativo de greve por tempo indeterminado

 Cumprimento integral de todos os acordos

 Reestruturação de carreiras e tabelas salariais

 Instituição de gratificação de qualificação e titulação

 Reajuste do auxilia-alimentação e demais benefícios

 Paridade entre ativos e aposentados

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10 de Outubro dia Nacional dos Guardas Civis Municipais

Um pouco de História.10 de Outubro dia Nacional das Guardas Civis Municipais

Curitiba, ano de 1992, ao realizar-se o III Congresso Nacional das Guardas Municipais, estabeleceu-se que 10 DE OUTUBRO, passou a ser Comemorado O DIA NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS DO BRASIL.

Com a vinda da Família Real para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão da Guarda Real de Polícia (Guardas Municipais no Brasil), sua missão era de policiar a cidade em tempo integral, tornando-a desde o início mais eficaz que os antigos “Quadrilheiros”. Ao abdicar o trono, D. Pedro deixa seu filho D. Pedro II, neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória em 14 de junho de 1831, é efetivamente criada com esta denominação em cada Distrito de Paz às Guardas Municipais, divididas em esquadras.

Em 18 de agosto de 1831, após a lei que tratava da tutela do Imperador e de suas Augustas irmãs é publicada a lei que cria a Guarda Nacional, e extingue no mesmo ato as Guardas Municipais, Corpos de Milícias e Serviços de Ordenanças, sendo que em 10 de outubro, foram reorganizados os Corpos de Guardas Municipais, agora agregado com a terminologia “Permanentes”, subordinada ao Ministro da Justiça e ao Comandante da Guarda Nacional. As patrulhas de permanente deveriam circular dia e noite em patrulhas a pé ou a cavalo, “com o seu dever sem exceção de pessoa alguma”, sendo “com todos prudentes, circunspectos, guardando aquela civilidade e respeito devido aos direitos do cidadão”; estavam, porém autorizados a usar “a força necessária” contra todos os que resistissem a “ser presos, apalpados e observados”.

As Guardas Municipais no Brasil, dado a sua atuação foram conhecidas também como:
“Batalhão dos Oficiais-Soldados”, “Voluntários da Pátria”, “Sagrado Batalhão” e “Guerreiros da Pátria”.

A atuação da Guarda Municipal desde a sua criação foi motivo de destaque, conforme citação do Ex-Regente Feijó, que em 1839, dirigiu-se ao Senado, afirmando que:
“Lembrarei ao Senado que, entre os poucos serviços que fiz em 1831 e 1832, ainda hoje dou muita importância à criação do Corpo Municipal Permanente; fui tão feliz na organização que dei, acertei tanto nas escolhas dos oficiais, que até hoje é esse corpo o modelo da obediência e disciplina, e a quem se deve a paz e a tranqüilidade de que goza esta corte”.

Esta Corporação Ducentenária, teve em quadro vultos nacionais que souberam conduzi-las honrosamente, tendo como destaque o Major Luiz Alves de Lima e Silva - “Duque de Caxias”, que foi nomeado Comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, em 18 de outubro de 1832. Ao ser nomeado Coronel, passou o Comando, onde ao se despedir dos seus subordinados, fez a seguinte afirmação:

“Camaradas! Nomeado presidente e comandante das Armas da Província do Maranhão, vos venho deixar, e não é sem saudades que o faço: o vosso comandante e companheiro por mais de oito anos, eu fui testemunha de vossa ilibada conduta e bons serviços prestados à pátria, não só mantendo o sossego público desta grande capital, como voando voluntariamente a todos os pontos do Império, onde o governo imperial tem precisado de nossos serviços (...). Quartel de Barbonos, 20/12/39. Luís Alves de Lima e Silva”.

A Guarda Municipal é um dos poucos órgãos, senão o único, de prestação de serviço público municipal, que está inserida na Constituição Federal, tamanha a sua importância frente à segurança pública local.

Na Carta Magna “Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”

Como o grande Jurista Plácido e Silva já definia:
“GUARDA-CIVIL é uma corporação de ordem policial, existente nas cidades, com a incumbência de vigiar pela ordem pública, orientando também os veículos e pedestres no trânsito citadino.
A cada uma das pessoas que faz o serviço de vigilância ou de policiamento, também se diz guarda-civil.

Embora a guarda-civil entenda-se uma força armada, sujeita a exercícios e deveres militares, não é uma força militar.
Propriamente, o guarda-civil não é um soldado. E embora, na prestação de seu serviço esteja sempre uniformizado, ele é, como se diz comumente, um paisano.”

A história da Guarda Municipal, sendo uma instituição secular, acaba se confundindo com a própria história da Nação, ao longo desses últimos duzentos anos. Em diversos momentos esta “força armada” se destacou vindo a dar origem a novas instituições de acordo com o momento político vigente.

Dado a missão principal de promover o bem social, esta corporação esteve desde os primórdios diretamente vinculada a sua comunidade, sendo um reflexo dos anseios desta população citadina.

Em Ribeirão Preto a sua história deu-se início em novembro de 1993 com a formação dos 49 Pioneiros e em agosto de 1994 a LC 369 foi aprovada por hunamidade. No ano de 2000 a Guarda passou a ser armada e até hoje mesmo nas mais difíceis ocorrências jamais fora feito um disparo, mostrando a capacidade e competência dos Guardas em conduzir uma ocorrência. Alem dos trabalhos ostensivos realizados pela ROMU e pelas equipes de Apoio, pela proteção do patrimônio e dos serviços, os(as) Guardas também fazem o preventivo e educativo nas escolas e com projetos que ganharam notoriedade no Brasil tal como , Educando Para A Vida, Anjos da Guarda e Amigos da Natureza que já atenderam mais de 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Agora com a realização da 1. Conferência Nacional de Segurança Pública, as Guardas Civis voltaram a ganhar peso e será o "carro chefe" no novo modelo de Segurança Pública escolhido pela própria Sociaedade Civil. Este novo modelo é voltado principalmente por uma policia mais preventiva doque repressiva, uma polícia mais educativa doque agressiva e que tenha em sua formação a conscientisação que somos uma Polícia Cidadã.

Feliz 10 de Outubro! Parabéns Guardas Civis do meu Brasil! Parabéns Ribeirão Preto por ter uma Guardas que completa 16 anos de Serviços prestados a nossa população!

Pelo Servidor Sempre!

Alexandre Pastova
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA AGCMRP
DIRETOR FETAM/SP-CUT

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SEMANA AZUL MARINHO

A FETAM/SP-CUT, A AGCMRP E A GCM, está realizando a SEMANA AZUL MARINHO

Em comemoração ao Dia do Guarda Civil Municipal e ao Aniversário de 16 anos da Instituição preparameos um calendário de festividades:

Nos dias 03 e 04/10/2009 (sáb e dom) foi realzado o torneio de FUTEBOL na sede da Associação dos Guardas Civis Municipais com a participaçào de seis equipes e finalizando no domingo com um churrasco de integração.

Equipe Campeã: Nei, Adilson, Januário, André Tavares, Pinas, Perseguim.
Equipe Vice-campeã: Stélio, Ciro, Augusto, Matiello, Domingos, Máximo e Ronaldo.
3º Lugar: Elizeu, Cavalcante, André Luiz, Martinez, Hilário, Cleiton e Da Silva.


No dia 07/10/2009 (quarta) será realizada a "MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS" na Cadetral Metropolitana às 18 horas. Os GCM's e as GCMf's estão sendo convidados(as) a irem com com o uniforme

No dia 10/10/2009 (sábado) será realizado o famoso "BAILE da GCM" tendo como local este ano o Ipanema Clube no seu Salão Vip à partir das 23 horas, com apresentação da renomada Banda Nós.

Participe ! Pelo Servidor Sempre!

Parabéns aos GCM´s , GCMF's e a todos os Servidores da GCMRP!!

Alexandre Pastova
Presidente em Exercício da AGMCRP
Diretor da FETAm/SP- CUT
tel 16 30117770 16 81515410

SEGUE ABAIXO ALGUMAS NOTÍCIAIS DE ATUAÇÃO DOS(AS) GCM's e GCMF's em Ribeirão Preto e um resumo estatístico dos trabalhos realizados.

GCM RUFINO FOI FUNDAMENTAL PARA SALVAR A VIDA DE UM MUNÍCIPE

Na madrugada do dia 16/09/09, durante seu horário de folga, o GCM Rufino estava em casa quando ouviu gritos de socorro, de imediato saiu para ver o que ocorria quando se deparou com um senhor de 62 anos infartando. O GCM Rufino não teve dúvida e colocou em prática seus conhecimentos de 1º socorros, demonstrando ser um profissional extremamente preparado, iniciou o RCP (Reanimação Cardiorespiratória) e hoje o Sr Henrique está vivo para contar a história.

Parabéns Rufino, você é demonstração de que os guardas municipais são pessoas preparadas e essenciais à comunidade.

GCM André Tavares
CMT GCM Ribeirão Preto

Vejam abaixo cópia do e-mail enviado a GCM, pela equipe do SAMU, ressaltando a atuação do GCM Rufino e agradecendo pelo apoio prestado.

"O objetivo deste e-mail é repassar à Guarda Municipal a boa conduta do Sr Sidnei Rufino (Guarda Rufino).
Na madrugada do dia 16/09/2009, recebemos um chamado de uma pessoa inconsciente em parada cardiorespiratória (Sr Henrique Rocha, 62 anos). Quando chegamos na residência nos deparamos com o Sr Rufino realizando a reanimação cardiorespiratória com excelente desempenho de técnica, o que nos motivou a convida-lo a continuar o atendimento conosco nos auxiliando na massagem cardíaca e auxílio nos demais procedimentos. No local foram realizados todos os procedimentos como desfibrilação, medicações e entubação tendo a vítima retornado seus batimentos com sucesso.
A sensação foi de dever cumprido e a conclusão do sucesso do atendimento por parte da nossa equipe, foi a presença do Sr Rufino que precocemente iniciou a RCP.
Assim, em nome da equipe da Unidade de Suporte Avançado do SAMU, de plantão naquela noite (Dr Luciano Grecchi + Motorista Alexandre) gostaria de agradecer o auxílio à nossa equipe e a colaboração na saúde do paciente naquele momento".

Grata,

Karina Fonseca
Enfermeira da USA-SAMU Rib. Preto


GCM-RIBEIRÃO PRETO EFETUA MAIS UMA PRISÃO EM FLAGRANTE

Em patrulhamentos de rotina pelo bairro Campos Elíseos, integrantes da ROMU/Ronda Motociclísticas, foram acionados por um munícipe que lhes informou que um indivíduo acabara de furtar sua correntinha de pescoço, iniciou-se então diligências pelas imediações dos fatos e com as características passadas pela vítima, lograram êxito em deter um indivíduo com as mesmas características passadas pela vítima. A detenção se deu na rua São Paulo X rua Tereza Cristina e em seu poder estava o objeto produto do furto que a vítima reconheceu como sendo de sua propriedade bem como o indivíduo sendo o autor do Delito. Diante das circunstâncias, foi dado voz de prisão em flagrante ao indivíduo e este conduzido ao 2º Distrito Policial onde após tomar ciência dos fatos a Autoridade Policial ratificou a voz de prisão em flagrante, e o adolescente foi encaminhado à FEBEM. Parabéns aos GCMs Henrique e Barbosa pela ocorrência, elevando assim o nome da instituição GCM e mais uma vez mostrando para a população que a GCM está atenta e sempre pronta para atender quem quer que necessite. (texto de autoria do CDO GCM ELIAS)



Projeto “Anjos da Guarda”
Desde sua criação, 4.097 crianças já foram orientadas. As escolas municipais interessadas em implantar o projeto podem solicitar mais informações pelo telefone 3632-4747.

Projeto “Anjos da Guarda” esteve, nesta terça, na Emei Carmem Aparecida de Carvalho Ramos
Atividade objetiva orientar as crianças sobre segurança no trânsito, focando o trabalho com ensinamentos teóricos e práticos utilizando como cenário as proximidades das escolas

Crianças vivenciam, na prática, como devem andar nas ruas obedecendo as regras de trânsito

O trabalho atenderá 370 crianças de 4 a 6 anos, oferecendo orientações sobre procedimentos seguros para diminuir o número de acidentes de trânsito, principalmente nas proximidades de escolas. As atividades se concentram na parte teórica (palestras) e prática (caminhadas com orientações pelas ruas próximas à escola).


Projeto Anjos da Guarda é uma idealização da Guarda Civil Municipal e já vem sendo realizado desde o início do ano, percorrendo várias escolas municipais

O Projeto Anjos da Guarda é uma idealização da Guarda Civil Municipal e já vem sendo realizado desde o início do ano, percorrendo várias escolas municipais. Na Emei Carmem Aparecida de Carvalho Ramos contará com os monitores/guardas municipais Domingos Fortuna e Ricardo Mendes Castilho.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, afirma que o projeto foca suas orientações à travessia de ruas, principais regras de trânsito, placas de sinalizações, entre outras. “As crianças vivenciam, na prática, como devem andar corretamente nas ruas, obedecendo as regras de trânsito: sinalização, faixas de pedestres, etc”, afirma André.

Educando para a Vida
O Projeto ‘Educando para a Vida’ é realizado pela Guarda Civil Municipal – RP, em parceria com a Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (ANPUAD) e Secretaria Municipal de Educação. Aplicado aos alunos da rede municipal de ensino das 4ª séries, durante o período normal das aulas, com duração de 8 (oito) aulas com a duração aproximada de 1 hora, tem como meta orientar para não utilização de drogas, visando os valores sociais e familiares, com orientação para a autoestima, escolhas de vida e a busca do pensamento antes de efetuar qualquer ação. Atualmente as aulas são ministradas pelos guardas civis municipais, chamados de agentes de prevenção (AP): Lúcia, Valéria, Fortuna, Mendes, Lino e Normando.

Desde sua criação, em 2003, já formou 8.513 alunos. As escolas municipais interessadas em implantar o programa podem solicitar mais informações pelo telefone 3632-4747.


Amigos da Natureza

O projeto Amigos da Natureza foi idealizado pelos Guardas Civis Municipais Paulo César Ferreira, Ronaldo dos Santos Luis e GCMF Janaína Valentin.
O trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal é voltado à crianças de até 12 anos de idade e que freqüentam as escolas municipais e os Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Visa orientar sobre a preservação do meio ambiente, com enfoque no uso racional da água, arborização, reciclagem, reuso de materiais e local adequado para deposição de lixos.

Desde de sua criação 2.287 (duas mil duzentas e oitenta e sete) crianças já assistiram as palestras e as escolas municipais interessadas em implantar o projeto podem solicitar mais informações pelo telefone 3632-4747.



Resumo Estatístico de 2009 - Sempre de janeiro para total

Telefonemas Recebidos
jan 12.599
fev 12.046
mar 12.572
abr 12.972
mai 13.176
jun 12.973
jul 13.081
ago 13.136
tot102.555




Ocorrências Atendidas
J 117
F 196
M 179
A 184
M 210
J 277
J 211
A 252
T1.626

Flagrantes
J 1
F 2
M 2
A 1
M 5
J 1
J 3
A 0
T15

Patrulhamentos em UBS
J 918
F 1.043
M 1.074
A 1.104
M 1.138
J 1.089
J 1.164
A 1.159
T 8.689

Patrulhamentos Diversos
J 3.328
F 3.939
M 3.984
A 3.980
M 3.969
J 4.052
J 3.830
A 3.915
T30.997

Patrulhamentos em Praças
J 1.483
F 1.802
M 1.875
A 1.902
M 1.925
J 1.786
J 1.884
A 1.931
T14.588

Patrulhamentos em Escolas Municipais
J 1.016
F 1.488
M 1.765
A 1.777
M 1.828
J 1.883
J 1.434
A 1.533
T12.724

Proteção à Entrada de Escolares
J 0
F 292
M 446
A 440
M 470
J 488
J 192
A 201
T2.529

Proteção à Saída de Escolares
J 0
F 197
M 363
A 305
M 333
J 336
J 119
A 120
T1.773

Travessia de Escolares
J 0
F 489
M 799
A 745
M 803
J 824
J 311
A 322
T4.293