BUSCA POR MATÉRIAS

terça-feira, 28 de julho de 2009

Guarda Civil Municipal promove curso “Simulação de Práticas Operacionais"

Associação dos Guardas Civis Municipais e FETAM/SP-CUT ajudam a promover curso de capacitação para os Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto e Região. Para os Associados da AGCMRP o desconto poderá ser feito através da folha de pagamento.

Ribeirão Preto, 28 de Julho de 2009
Guarda Civil Municipal promove curso “Simulação de Práticas Operacionais”Curso atenderá 20 efetivos e também Guardas Municipais da região.

Cursos e treinamentos de guardas municipais melhoram a qualidade dos serviços prestados à população
A Guarda Civil Municipal promove na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, o “Curso sobre Simulação de Práticas Operacionais”. A atividade, que atenderá 20 guardas civis municipais, também se destinará às corporações da região. Realizado das 8h às 17h, o curso será dividido em duas partes sendo, manhã e tarde. No período da manhã o trabalho será realizado na Base da Guarda Municipal, com ensinamentos teóricos, e na parte da tarde com simulações práticas, que acontecerão no Indiana Paintball, localizado na avenidas Caramuru com a João Fiúza.

Ministrado pelo Guarda Municipal (1ª classe), Silvarte Júnior, o curso abordará os temas: violência doméstica, violência na escola, violência contra patrimônio público, entradas táticas para guardas municipais, abordagens de pessoas e veículos, história e formação de grupos táticos, e controle emocional e simulação próxima da realidade.

Segundo André Luiz Tavarez, superintendente da Guarda Civil Municipal, este curso vem complementar os conhecimentos e aprendizados da corporação, além de “qualificar o efetivo visando a segurança pessoal do próprio guarda, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, completa André.

Prefeita participa da abertura da conferência preparatória rumo à 1ª Conseg Nacional

Ribeirão Preto, 27 de Maio de 2009
Prefeita participa da abertura da conferência preparatória rumo à 1ª Conseg NacionalCerca de 950 pessoas compareceram no primeiro dia de conferência realizado em parceria pelas Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal com a proposta de elaborar uma melhor política de segurança pública

A prefeita Dárcy Vera participou nesta terça-feira, dia 26, da abertura da Conferência preparatória das etapas municipal e regional rumo à 1ª Conseg - Conferência Nacional de Segurança Pública -, que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília, Distrito Federal. Realizada em parceria pelas Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, a conferência continua nesta quarta-feira, dia 27, nas Faculdades COC, na rua Abrão Issa Hallach, 980, no bairro Ribeirânia.

Sediado em Ribeirão Preto, o evento reuniu cerca de 950 participantes de 93 municípios de toda a região, envolvendo representantes da Polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Municipal, poder Judiciário, Ministério Público, Exército, Agentes Penitenciários, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal, trabalhadores civis, entre outros segmentos envolvidos com segurança pública. A conferência tem como proposta a elaboração de uma nova política de segurança pública com a participação dos municípios, dos trabalhadores do setor, e da sociedade civil, visando democratizar as ações.

Prefeita falando da importância da elaboração de novas políticas públicas para serem aplicadas no país
A prefeita Dárcy Vera, na oportunidade, ressaltou a dimensão, relevância e peso do evento. “É importante que os representantes dos segmentos aqui presentes reconheçam o valor desta conferência porque esta é uma forma de diagnosticar a realidade da população da nossa região acerca da segurança pública, elaborando diretrizes que possam contribuir na melhoria de políticas públicas neste setor”.

Dárcy Vera disse ainda que as conferências, ao mesmo tempo em que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci, agregam valor e criam instâncias políticas que combinam ações do Estado, do município e do Governo Federal.

André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal e coordenador do evento, explicou que este processo é amplo e envolve uma série de etapas e ações que possibilitam a qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional, em Brasília. Segundo ele, serão elaboradas propostas de trabalhadores da área de segurança pública (Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais, Agentes Penitenciários), sociedade civil e poder público), que vão definir, juntos, os sete princípios para a política nacional de segurança pública e as 21 diretrizes para cada um dos eixos temáticos da Conferência.

Os trabalhos dos dias 26 e 27 se concentram nos seguintes eixos: Gestão democrática: controle social e externo, integração e federalismo; Financiamento e gestão da política pública de segurança; Valorização profissional e otimização das condições de trabalho; Repressão qualificada da criminalidade; Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz; Diretrizes para o sistema penitenciário e Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

Tavares explicou que nesta conferênciatambém serão eleitos os guardas municipais que representarão o município na etapa estadual e ainda o membro da sociedade civil que irá direto para a etapa nacional.

Serviço:1ª Conferência Nacional de Segurança PúblicaEtapa Municipal e Regional – Ribeirão Preto / SPData: 26 e 27 de maio de 2009Horário: das 8h às 17hLocal: Faculdades COC, rua Abrão Issa Hallach, 980 – Ribeirânia

Prefeita participa da entrega de certificados aos alunos do projeto “Educando para a Vida”

Prefeita participa da entrega de certificados aos alunos do projeto “Educando para a Vida”Voltado ao atendimento de alunos de 4ªs séries das escolas municipais, projeto tem como meta orientação e prevenção contra o uso de drogas.

A prefeita Dárcy Vera participou nesta terça-feira, dia 19, da solenidade de entrega dos certificados aos 145 alunos do projeto “Educando para a Vida”, realizada no Cemei Virgílio Salata, no bairro Ipiranga. O projeto é resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD).

Direcionado aos alunos de 4ªs séries das escolas municipais, o “Educando para a Vida” é ministrado pelas guardas municipais “Lúcia Simões Barbieri e Valéria Ap. Gonçalves da Cruz, também chamadas de Agentes de Prevenção. O projeto visa a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e valorização dos vínculos familiares, bem como a solução pacífica dos conflitos e a importância do estudo do pensar, antes de agir e falar. As aulas acontecem uma vez por semana em cada unidade escolar, durante um período de dois meses.

Alunos do CEMEI Virgílio Salata que receberam seus certificados do projeto “Educando para a Vida”
Durante a solenidade, André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Municipal, ressaltou que a droga é o grande mal da humanidade, por isso o projeto é direcionado às crianças na faixa-etária de 10 a 11 anos, para que as mesmas sejam trabalhadas, orientadas e conscientizadas antes de conhecer esse mal. “O projeto também estimula os alunos a terem valores sociais e familiares. São orientados para a melhoria da auto-estima e opções de vida, além de fazê-las refletir sobre suas próprias ações”, completa André.
A prefeita Dárcy Vera explicou, em seu discurso, a representatividade deste projeto na vida das crianças. “Vocês, que ministram o projeto na prática, são restauradoras de almas, porque colocam amor no que fazem. Enxergo a vitória e o sucesso deste trabalho não só como prefeita, mas como mãe”, afirmou ela. Dárcy Vera disse ainda que espera que esta sementinha que foi plantada com o trabalho deste projeto, possa nascer e dar muitos frutos na vida dos educandos.

A diretora do Cemei Virgílio Salata, professora Maísa Ribeiro, afirmou que o projeto é 100% perfeito, pois trabalha o educando integralmente. “Inclusive estimula os alunos a desenvolverem o senso crítico, ensinando-os a pensar antes de agir e falar”, destaca a diretora.
Iniciado no mês de fevereiro juntamente com o início do ano letivo, o Projeto “Educando para a Vida” já percorreu sete escolas municipais, entre elas aDom Luis Amaral Mousinho, Emef Paulo Mont Serrat Filho, Emef Eponina Rosseto, Emef José Rodini Luiz, Emef Salvador Maturano e Emef Neusa Michelutti Marzola.

A Guarda Civil Municipal informa que as escolas municipais interessadas em receber o projeto “Educando para a Vida” devem fazer agendamento pelo telefone 3632 4747.

Guarda Civil Municipal promove palestra sobre Kendô

Ribeirão Preto, 23 de Julho de 2009
Guarda Civil Municipal promove palestra sobre KendôArte marcial japonesa faz parte do programa escolar e grade curricular dos policiais japoneses, garantindo benefícios físicos e mentais

Guardas Civis Municipais atentos à palestra sobre Kendô
A Guarda Civil Municipal promoveu na teça-feira, 21 de julho, uma palestra especial para 40 membros de seu efetivo, abordando a arte do Kendô – arte marcial japonesa, que faz parte do programa escolar japonês e da grade curricular dos policiais japoneses, oferecendo benefícios físicos e mentais. A palestra faz parte do ciclo de treinamentos realizados pela corporação desde o mês de fevereiro.

Realizada na própria sede da Guarda Municipal, os participantes contaram com a equipe do Sr. Yashiro Yamamoto (4º dan), membro da Confederação Brasileira de Kendô e professor de Kendô na Universidade Federal de São Carlos / UFSCAR.

Guarda Civil Municipal promove curso “Simulação de Práticas Operacionais"

Associação dos Guardas Civis Municipais e FETAM/SP-CUT ajudam a promover curso de capacitação para os Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto e Região. Para os Associados da AGCMRP o desconto poderá ser feito através da folha de pagamento.

Ribeirão Preto, 28 de Julho de 2009
Guarda Civil Municipal promove curso “Simulação de Práticas Operacionais”Curso atenderá 20 efetivos e também Guardas Municipais da região.

Cursos e treinamentos de guardas municipais melhoram a qualidade dos serviços prestados à população.
A Guarda Civil Municipal promove na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, o “Curso sobre Simulação de Práticas Operacionais”. A atividade, que atenderá 20 guardas civis municipais, também se destinará às corporações da região. Realizado das 8h às 17h, o curso será dividido em duas partes sendo, manhã e tarde. No período da manhã o trabalho será realizado na Base da Guarda Municipal, com ensinamentos teóricos, e na parte da tarde com simulações práticas, que acontecerão no Indiana Paintball, localizado na avenidas Caramuru com a João Fiúza.

Ministrado pelo Guarda Municipal (1ª classe), Silvarte Júnior, o curso abordará os temas: violência doméstica, violência na escola, violência contra patrimônio público, entradas táticas para guardas municipais, abordagens de pessoas e veículos, história e formação de grupos táticos, e controle emocional e simulação próxima da realidade.

Segundo André Luiz Tavarez, superintendente da Guarda Civil Municipal, este curso vem complementar os conhecimentos e aprendizados da corporação, além de “qualificar o efetivo visando a segurança pessoal do próprio guarda, bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, completa André.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Guarda Civil de Ribeirão Preto foi eleito para participar da Etapa Nacional da 1ª Conseg

Ribeirão Preto, 22 de Julho de 2009

Guarda Civil de Ribeirão Preto foi eleito para participar da Etapa Nacional da 1ª ConsegAlexandre Pastova será um dos representantes do Estado de São Paulo e único guarda municipal do interior paulista a participar da Etapa Nacional da 1ª Conferência que será em Brasília


Guarda Alexandre Pastova, André Luiz Tavares, superintendente da Guarda, Dr. Haroldo Chaus, Delegado de Polícia e Dr. Luis Henrique Pacini, Promotor de Justiça estavam presente no Congresso.

O guarda civil municipal, Alexandre Pastova, de Ribeirão Preto, foi eleito um dos representantes do Estado de São Paulo e único guarda municipal do interior paulista a participar da Etapa Nacional da 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), que será realizada em Brasília, de 27 a 30 de agosto de 2009. A escolha foi no final de semana, durante participação na etapa estadual da 1ª Conseg, realizada de 17 a 20 de julho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

Esta conferência representa o final de um intenso processo de mobilização e articulação deflagrado em todo o Estado de São Paulo desde o início do ano, mobilizando as Polícias Estaduais, Federais, as Guardas Civis Municipais, Poderes Executivos e Legislativos Federal, Estadual e Municipais, Ministério Público, Judiciário, além de diversos segmentos da sociedade civil.

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Municipal, a Conseg tem objetivo de promover, ampliar e qualificar o debate sobre segurança pública no Estado, de forma a garantir que tanto as propostas quanto os representantes de São Paulo na Conferência Nacional possam influenciar positivamente no resultado final dos trabalhos, construindo diretrizes para a política nacional de Segurança Pública inovadoras, eficazes e, principalmente, exeqüíveis.
Conseg – As Etapas Municipais, Regionais e Estaduais resultam na realização da Etapa Nacional da 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de agosto de 2009. A meta é a elaboração de uma política de segurança pública com a participação dos municípios, dos trabalhadores do setor e da sociedade civil, com a proposta é democratizar as ações.